O tempo na Semana Santa 2023 em Portugal: primeiras tendências!
Estamos a cerca de um mês do início da Semana Santa. Já falta pouco para desfrutar das procissões, viagens e atividades ao ar livre para as quais o tempo é muito importante. O modelo de referência da Meteored lançou recentemente as suas primeiras previsões para Portugal!
A primavera climatológica começou na passada quarta-feira, 1 de março, e é uma estação bastante antecipada por muita gente em Portugal dado que, nesta altura do ano, ocorre um dos períodos ideais para tirar férias: a Semana Santa. Em 2023 a Semana Santa decorrerá em datas intermédias, especificamente entre 2 de abril (Domingo de Ramos) e 9 de abril (Domingo da Ressurreição). Recorde que as datas são variáveis uma vez que, de acordo com a tradição, o Domingo de Páscoa comemora-se após a primeira Lua cheia da primavera astronómica.
Apesar de ser deveras difícil elaborar uma previsão a longo prazo na primavera, tendo em conta o quão variável é o estado do tempo, o modelo da nossa maior confiança atualizou recentemente as tendências meteorológicas para os dias da Semana Santa. Será que teremos de estar com o guarda-chuva en garde ou estarão à nossa espera dias soalheiros e calmos?
Tempo ameno no arranque da Semana Santa
De acordo com a previsão manuseada na Meteored Portugal, o Domingo de Ramos poderá ser marcado por valores de temperatura entre 1 a 3 ºC acima do normal em praticamente todo o Algarve (Faro) (exceto a área mais ocidental pertencente ao Barlavento Algarvio, onde se prevê uma anomalia térmica positiva mais suave, entre 0 ºC e 1 ºC); no Baixo Alentejo (Beja) e em parte do Alentejo Central (Évora).
No resto do Centro e Sul do país, à semelhança da parte mais ocidental do Barlavento Algarvio, o modelo Europeu (ECMWF) também aposta numa anomalia de temperatura positiva, entre 0 ºC e 1 ºC acima do habitual.
Entre os dias 3 e 10 de abril está prevista uma normalização da temperatura em praticamente todo o país, embora se antecipem valores ligeiramente acima do normal (0 ºC a 1 ºC) em pequenas áreas do Barlavento e do Sotavento Algarvio e Baixo Alentejo.
Quanto à Região Autónoma da Madeira, prevê-se temperatura até 1 ºC acima do normal entre 27 de março e 3 de abril e entre 3 e 10 de abril; ao passo que nos Açores os valores térmicos previstos rondarão o habitual para esta altura do ano, exceto no Grupo Ocidental (Corvo e Flores) na semana da Páscoa, ilhas para as quais se espera uma anomalia térmica negativa (até 1 ºC abaixo do normal).
Possibilidade de chuva, sendo que nalgumas regiões acima do normal
Tendo em conta a previsão do modelo ECMWF, ao longo dos últimos dias de março e nos primeiros dias de abril (27 março - 3 abril), prevê-se uma acumulação pluviométrica acima da média climatológica em grande parte da geografia de Portugal continental. De momento, espera-se uma anomalia de precipitação positiva para o Noroeste do país (grosso modo as regiões a oeste da Barreira de Condensação) onde se prevê entre 10 e 30 mm acima do normal.
Para as regiões do Nordeste Transmontano, Beira Alta, distritos de Leiria e Lisboa, Península de Setúbal, área fronteiriça do Alto Alentejo, Alentejo Central, Alentejo Litoral, Baixo Alentejo e Algarve prevê-se uma anomalia pluviométrica positiva de até 10 mm. No restante território não se prevê anomalias.
Quanto aos dias mais importantes da Semana da Páscoa, isto é, entre 3 e 9 de abril, o cenário muda consideravelmente. Para já, o modelo Europeu aposta na possibilidade de dias mais chuvosos do que o normal em pequenas áreas da nossa geografia continental, tais como Barlavento Algarvio e Alto Alentejo (Portalegre). No restante território de Portugal continental a precipitação deverá rondar a quantidade habitual para a primeira parte do mês de abril, salientando-se, contudo, que este é um mês variável e instável.
Quanto ao Arquipélago dos Açores, a Semana da Páscoa poderá ser mais chuvosa do que o normal em quase todas as ilhas (exceto São Miguel e Santa Maria). No que diz respeito ao Arquipélago da Madeira prevê-se uns dias com níveis pluviométricos dentro do standard climatológico de referência.
Bloqueio anticiclónico na Gronelândia “denunciado” pelos mapas, que significa isto?
Na análise à distribuição da precipitação prevista para os dias da Semana da Páscoa, a previsão revela que o cenário mais provável é o de um anticiclone de bloqueio nas proximidades da Gronelândia. Tendo isto em linha de conta, alguns centros de baixas pressões, depressões, frentes e descolamentos poderiam perfeitamente chegar à nossa latitude. Todavia, a previsão vai precisar de continuar a ser ajustada ao longo das próximas semanas.