O tempo na Semana Santa 2021: últimas tendências!
O nosso modelo de referência já atualizou as previsões para os dias da Semana Santa de 2021, marcados por férias atípicas devido à situação pandémica. Teremos um tempo adverso, ou estável como nas últimas semanas? Confira a previsão!

Em termos gerais, as últimas tendências meteorológicas para a Semana em que celebramos a Páscoa apontam para o predomínio de tempo anticiclónico entre 29 de março e 5 de abril, embora com algumas interrupções da estabilidade num ou noutro dia. A precipitação poderá regressar por breves períodos, possivelmente acompanhada de outros fenómenos atmosféricos importantes.
Mais calor do que o normal
Segundo o nosso modelo de maior confiança, o ECMWF, de norte a sul de Portugal continental, vai estar mais calor do que o normal para o que é costume nestas datas. As temperaturas vão registar valores acima do habitual, com os termómetros a indicarem anomalia positiva de até 3 ºC em relação aos valores de referência da normal climatológica.
O #tempo na #SemanaSanta em 2021 em #Portugal:
— Alfredo Graça (@alfredomgraca95) March 24, 2021
Quanto às #temperaturas: mais elevadas que o normal para esta altura do ano de norte a sul do país (anomalia positiva 3 ºC)
Quanto à precipitação: valores dentro do habitual. Alguma #chuva deverá regressar na semana da #Páscoa. pic.twitter.com/8Tfx4Wq1Tn
Com o calor, é provável que nalguns dias os termómetros alcancem 20 ºC de máxima em vários pontos do país, superando a marca dos 25 ºC, sobretudo nas regiões Centro e Sul. Nas horas centrais do dia, com temperaturas tão agradáveis, já será possível recorrer à manga curta. Já as Regiões Autónomas, tanto o arquipélago dos Açores como o da Madeira, deverão registar um panorama térmico dentro do que é normal.
A chuva estará de volta?
No que diz respeito aos valores de precipitação, estima-se que em geral, se situem dentro do normal, exceto no Arquipélago dos Açores onde será mais escassa que o habitual. Para Portugal continental, o facto de os valores previstos estarem dentro do normal, significa que a chuva poderá estar de regresso na próxima semana, ainda que a sua distribuição deva ser irregular e dispersa.
O momento de resgatar o guarda-chuva após um março extremamente seco poderá chegar na transição para abril que começará um pouco mais nublado e mesmo a meio da Semana Santa. O que poderá acontecer por esses dias?

Centro de baixas pressões, possivelmente isolado, entre a Madeira e parte de Portugal continental?
Embora as condições gerais apontem para tempo quente e de pouca precipitação, os mapas da média de tendências semanais indicam a possível presença de um centro de baixa pressão ou depressão isolada em altitude, com instabilidade resultante para o arquipélago da Madeira e uma boa parte de Portugal continental, mais provável nas regiões Centro e Sul. Aí, além da chuva, poderá cair trovoada e granizo.
Contudo, ainda não é possível clarificar em concreto a posição desta depressão em altitude quando ainda faltam tantos dias, o que poderá condicionar o tempo nas regiões anteriormente mencionadas. É importante ressalvar que como estes mapas são mapas de tendências semanais, as técnicas aplicadas na sua elaboração não contemplam fenómenos diários e de pequena escala que podem surgir ao longo da semana e em qualquer dia.