O tempo na próxima semana em Portugal: espera-se a chegada de uma frente fria na terça-feira. Eis os seus efeitos

Depois do regresso da instabilidade a Portugal continental, os próximos dias esperam-se semelhantes aos deste fim de semana. Contudo, na terça-feira uma nova linha de instabilidade deverá trazer chuva a todo o continente.

O fim de semana está a seguir a tendência dos últimos dias da semana, onde a chuva voltou ao território e ainda não se dissipou totalmente.

No vídeo

É percetível a chegada da linha de instabilidade que irá traduzir-se em chuva generalizada e rajadas de vento até 60 km/h, na região Sul.

O dia de hoje, domingo, amanheceu cinzento na maior parte do país e contará com alguns períodos de chuva ao longo do dia, com mais expressão na região Centro, especialmente no litoral. Também a região Norte contará com alguns aguaceiros ao longo do dia, essencialmente no noroeste. Ainda assim não se excluem outros locais da região.

A semana irá iniciar-se com episódios de chuva fraca a moderada, mas terça-feira intensifica-se

A madrugada de segunda-feira, à semelhança do dia de hoje, poderá registar ocorrência de precipitação pontual em alguns locais do Centro, contudo, esta ocorrência irá dirigir-se para Norte com o passar das horas, onde se deverá concentrar e ocasionar chuva fraca a moderada durante boa parte do dia.

Apesar de uma breve pausa na chuva nas primeiras horas da madrugada de terça-feira, espera-se que uma frente fria, associada à depressão que afetou os Açores nos últimos dias, chegue ao continente ainda durante essa madrugada.

Esta dará entrada pelo Sudoeste do país, alastrando-se rapidamente para as restantes regiões, sendo esperada chuva em praticamente toda a geografia continental a meio da tarde.

probabilidade de chuva
Nas primeiras horas da tarde de terça-feira, esta é a probabilidade de chuva em Portugal continental. As regiões Centro e Sul contam com a maior probabilidade.

Embora a probabilidade de chuva seja mais elevada nas regiões Centro e Sul, onde é esperado que nesta última haja acumulação de precipitação acima dos 40 mm em vários locais, especialmente no Barlavento Algarvio, a região Norte poderá também registar acumulações semelhantes, mas em áreas mais pequenas. A região que abrange os distritos de Braga e Vila Real deverá contar com a maior acumulação do Norte, também na ordem dos 40 mm.

Para além da chuva, esta instabilidade irá trazer alguma agitação marítima à Costa Vicentina e litoral Algarvio, com a altura máxima da onda a poder chegar aos 4 metros. Também a velocidade de rajada irá aumentar para perto dos 60 km/h na região Sul, especialmente Baixo Alentejo, fazendo da região Sul a mais afetada por esta frente fria.

Quarta-feira deverá ditar o fim da chuva, pelo menos até sexta

Depois da passagem desta linha instável, adivinha-se uma madrugada de quarta-feira mais calma, ainda que com alguma chuva moderada na faixa interior Norte e Centro. À medida que as horas passam, esta deverá dirigir-se para a faixa litoral, com menos intensidade.

Ao longo do dia esperam-se períodos de chuva fraca em vários pontos dispersos do continente, como podemos verificar abaixo. Ainda assim, os nossos mapas mostram que à medida que o dia se aproxima do fim, a chuva deverá dissipar-se totalmente do território continental.

chuva prevista
Quarta-feira será um dia difícil de prever quanto aos locais onde a chuva irá cair, pois esta poderá variar bastante no tempo e no espaço ao longo dessas 24h.

Assim, quinta-feira amanhece com céu nublado em boa parte do país, mas com boas abertas em zonas como Beira Baixa, Alto Alentejo e nordeste transmontano, e sem probabilidade de chuva.

Sexta-feira deverá ser semelhante a quinta-feira, mas com menos nebulosidade na parte da manhã, podendo a partir das primeiras horas da tarde, começar a ficar com céu mais nublado, em praticamente todo o continente, e poderá contar com chuva fraca em alguns locais do distrito de Leiria e Aveiro.

E as temperaturas?

Entre hoje e amanhã, segunda-feira, as oscilações de temperatura não serão significativas. Contudo, entre segunda e terça-feira, irá denotar-se uma diminuição generalizada das temperaturas máximas e um aumento das mínimas (à exceção de Bragança, Vila Real e Castelo Branco, onde vão diminuir), onde a máxima mais elevada será de 17ºC para Faro e a máxima mais baixa será de 7ºC para a Guarda.

Quanto aos valores mínimos, o mais elevado será de 13ºC também para Faro, e o mais baixo será de 3ºC para Bragança. Desta forma, a amplitude térmica diminuirá especialmente na faixa litoral.

As temperaturas irão oscilar durante toda a semana, principalmente as mínimas.

Entre terça e quarta-feira a maior diferença será notada nas temperaturas mínimas, onde estas irão diminuir em todo o continente, sem exceção. Desta forma, a mínima mais baixa esperada deverá ser de 2ºC para Bragança e a mais elevada de 10ºC para Faro e Lisboa.

Esta tendência de diminuição das mínimas deverá manter-se até quinta-feira, sendo esperado um aumento das mesmas na sexta-feira. Ainda assim, e tendo em conta a margem de erro desta previsão, aconselhamos que se mantenha atento a todas as atualizações, em tempo.pt.