O tempo na passagem de ano: em Porto, Lisboa ou Faro
Contamos-lhe aqui se terá de recorrer ao guarda-chuva, afundar-se em camisolas de lã e casacos ou enrolar o cachecol à volta do pescoço na noite da passagem de ano, segundo o sítio em que estiver.
Já está aí à porta a noite da passagem de ano e chegou o momento de decidir que indumentária vestir. Se és cauteloso, certamente que já terás deitado um olhar pelas previsões. Certamente que bem abrigado terás de estar. Afinal de contas, o frio nos últimos dias de Dezembro é inegociável, a não ser que passes o fim de ano num lugar tropical.
As altas pressões exercem a sua influência por esta altura, com a continuação de tempo seco nos próximos dias, numa tendência que previsivelmente se arrastará por mais dias. A ausência de neve é uma verdadeira surpresa e constitui uma autêntica exceção aquilo que costuma ser esta altura do ano em regiões montanhosas que vivem do turismo de neve, como o esqui em Trás os Montes ou na Serra da Estrela, pelo que se procura uma passagem de ano tipicamente fria e com neve, Portugal em todo o seu conjunto territorial não será a melhor opção.
Fará sol no Porto, Lisboa e Coimbra
Em todo o litoral norte, e em alguns pontos do litoral centro, as temperaturas máximas rondarão os 15ºC e 16 ºC, com vários momentos soalheiros no dia 31, ainda que à noite se prevê que desça vários graus em cidades como o Porto, Aveiro ou Coimbra. Quando soarem as 12 badaladas da meia-noite, maior parte das cidades de Portugal Continental, terá temperaturas a rondar os 5 ºC. Serão precisos os casacos e talvez gorro ou cachecol, mas não terá de se preocupar com guarda-chuvas. Os mapas e modelos, nas suas últimas atualizações apontam para um tempo bastante soalheiro, seco e estável do ponto de vista atmosférico. Na capital aplica-se o mesmo cenário meteorológico.
Tempo frio e seco na Guarda e Bragança
Pelo efeito da continentalidade, naturalmente que nas localidades inseridas em Trás-os-Montes e na Beira Alta terão um contraste térmico maior no dia da passagem de ano, e por conseguinte temperaturas mais baixas, sendo que na Guarda poderá chegar a -1 ºC. Mas por força da influência exercida pelas altas pressões, não está prevista neve, nem nebulosidade, nem sequer uma pinga de chuva. Estará soalheiro e seco, no entanto deverá ser preciso vasculhar no teu guarda-roupas por luvas, cachecol, casaco e gorro.
Exceção será o Algarve e as Ilhas
No distrito de Faro, à hora da edição deste artigo prevêem-se vários períodos de céu nublado, com vento a soprar do quadrante este quase até 50 km/h. Em Ponta Delgada (Açores) os modelos apontam para chuva fraca na madrugada do 30 para o 31 de dezembro, com ligeira nebulosidade durante o dia. No Funchal será onde a chuva cairá com maior intensidade e frequência, inclusive nas 12 badaladas da meia-noite, embora já devam ser apenas alguns chuviscos. As temperaturas nas ilhas rondarão os 19 ºC, apesar da chuva, devido à humidade a níveis elevados.