O tempo muda esta semana: chuva e trovoada a caminho!
O tempo de calor sufocante e dias recheados de sol e temperaturas elevadas vai dar tréguas durante alguns dias. Muito em breve, a chuva e a trovoada regressam a Portugal. Saiba aqui onde e quando vai chover no nosso país!
Durante as últimas semanas o tempo em Portugal continental tem sido pautado por calor sufocante, sobretudo no interior do país. A sucessiva injeção de massas de ar quentes e secas provenientes do Norte de África, bem como a persistência prolongada no tempo das altas pressões atmosféricas originadas pelo anticiclone dos Açores, aliadas ao efeito da continentalidade, deram origem a dias muito quentes, soalheiros e em geral com o céu limpo ou pouco nublado no interior do país.
Por outro lado, não deixa de ser notório que nas terras do litoral, o nevoeiro tem surgido com muita frequência nos últimos dias, sendo acompanhado de temperaturas amenas que proporcionam um ambiente consideravelmente mais fresco, e também húmido, devido à proximidade ao mar. Mas muito em breve, este panorama meteorológico vai rapidamente mudar de face.
Chuva e trovoada regressam a algumas regiões do país
A estabilidade meteorológica vai perdurar durante mais algumas horas desta segunda e terça-feira, com longos períodos de sol, especialmente no interior Centro, Sul e sotavento algarvio, mas com pendor para o surgimento de nebulosidade em toda a faixa do litoral. É a partir de amanhã, dia 11, que por volta das 14h vão começar a surgir os primeiros pingos de chuva na geografia nacional.
A pressão atmosférica descerá para 1008 mb, augurando o desenho de baixas pressões que distribuirão precipitação, parte dela pelo litoral Oeste (distritos de Leiria e Lisboa) e a restante por todo o interior Norte (Alto Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro), durante os dias de terça e quarta-feira, e primeiras horas de quinta-feira.
A acompanhar este cavado (centro de baixa pressão), que resultará em chuva fraca na maioria dos distritos, estima-se o desenvolvimento de condições favoráveis à ocorrência de trovoada. São os vestígios de uma Depressão Isolada em Altitude, também conhecida simplesmente por Gota Fria ou ‘Cut-Off’ que deixará impacto, sobretudo, no interior de Espanha. É, no entanto, para o nordeste transmontano, distrito de Bragança, que se prevê o maior acumulado de precipitação, sob a forma de aguaceiros e trovoadas (7 mm).
De acordo com o modelo ECMWF, antecipa-se este panorama também para os pontos mais montanhosos dos distritos de Viana do Castelo (Melgaço, Castro Laboreiro), Braga (Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto), Viseu (Soutelo do Douro) e Vila Real (Boticas e Vidago), entre outros.
Tempo vai ficar mais fresco
E, por fim, o calor vai dar tréguas durante alguns dias desta semana em território nacional. Para os dias em que se prevê chuva e trovoada em Portugal continental, a descida das temperaturas também se vai fazer notar. Inclusive, como não acontecia provavelmente desde o final da primavera/início deste verão de 2020, os termómetros vão pela primeira vez registar temperaturas em todo o país abaixo dos 30 ºC já no próximo dia 12. A única exceção será no distrito de Coimbra. Nos dias seguintes a temperatura subirá ligeiramente, não se antecipando grandes mudanças até sexta-feira 14.
O vento, por sua vez, vai acentuar a sensação de frescura, soprando fraco a moderado em geral do quadrante Norte. Por vezes, oriundo de leste, sudeste ou oeste, em alguns dias desta semana e sobretudo na metade sul do país. Apresentará rajadas máximas na ordem dos 40 a 50 km/h.