O que esperar do tempo para o fim de semana em Portugal? Frio, chuva e vento serão o mote: saiba em que regiões
Apesar do tempo ameno que tem prevalecido no nosso território, a transição para o inverno meteorológico é cada vez mais vincada. O que esperar do estado do tempo, no primeiro fim de semana completo do mês festivo do ano? Acompanhe no portal, a nossa previsão!
A primeira semana de dezembro ficou marcada pelo tempo ameno. As temperaturas, no início da semana, remetiam inclusive para outras alturas do ano, com as mínimas bem acima dos 15ºC e as máximas a superarem os 20ºC. Contudo, à medida que a semana foi avançando, as temperaturas foram progressivamente descendo, enquadrando-se com a época do ano.
O dia de hoje ficou marcado precisamente por isto: acentuado arrefecimento noturno, especialmente nas regiões do interior, e máximas a descer um pouco por todo o território continental. A capital de distrito mais fria, Guarda, não viu a temperatura mínima ultrapassar os 4ºC.
Já no dia de amanhã, sexta-feira, as mínimas vão registar uma ligeira subida, principalmente no interior de Portugal Continental. No litoral, tanto meridional como ocidental, as máximas vão andar próximas dos 20ºC. Esta subida da temperatura está, geralmente associada à chegada de precipitação, contudo, o dia de amanhã ficará apenas marcado pela nebulosidade persistente que vai afetar todo o litoral a Norte do Cabo da Roca.
Fim de semana: inverno em todo o seu esplendor
A precipitação chegará no sábado, de acordo com os mapas de referência da Meteored, com particular intensidade às regiões do litoral Norte e Centro. As temperaturas vão voltar a descer, principalmente as mínimas e mais uma vez no interior do território continental. Espera-se que a mínima na Guarda seja de 2ºC, sendo que em Castelo Branco, Vila Real e Bragança não vai superar os 5ºC.
A Sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, é esperada alguma nebulosidade, mas sem precipitação. No arquipélago dos Açores são esperados aguaceiros em quase todas as ilhas, dos três grupos. O mesmo acontecerá na Madeira, com a nebulosidade a ser imagem de marca podendo tornar-se em aguaceiros tanto na costa Norte como na Costa Sul.
Para a Madeira, as temperaturas continuarão bastante agradáveis, com as mínimas a variar entre os 16ºC e os 19ºC e as máximas a variar entre os 19ºC e os 21ºC, muito semelhante ao que se vai desenvolver nas nove ilhas dos Açores. No domingo, o estado tempo vai melhorar ligeiramente neste arquipélago, estando previstos apenas aguaceiros fracos para a Ribeira Grande (São Miguel) e para Angra do Heroísmo (Terceira).
Em sentido inverso, o arquipélago da Madeira vai registar um ligeiro agravamento do estado do tempo, com a chuva, em forma de aguaceiros, a alastrar-se a todo este território insular, inclusive à ilha de Porto Santo. No território continental a chuva de sábado vai dar lugar a um frio mais intenso, no domingo.
Vai registar-se nova descida das mínimas, que em certas áreas do interior poderão não ultrapassar os 0ºC. Espera-se ainda alguma nebulosidade no Nordeste transmontano. As temperaturas máximas também vão descer, sendo Faro a cidade mais quente, podendo chegar aos 17ºC. De salientar que, no fim de semana em que se celebra mais um feriado, desta vez religioso, o vento também soprará moderado a forte em particular nas faixas costeiras do Noroeste e nas terras altas. Está assim marcado o regresso do frio, tão amado por uns e tão odiado, por outros.