O nosso modelo de referência atualiza: previsão para outubro ainda mais inédita, veja as alterações do tempo em Portugal
O nosso modelo de referência atualizou ontem as suas previsões de anomalias para o mês de outubro e leva tudo ainda mais ao extremo. Consulte aqui a possível evolução do estado do tempo em Portugal nas próximas semanas.
Há pouco mais de uma semana lançámos aqui na Meteored Portugal a previsão para outubro, tendo em conta o que o modelo ECMWF mostrava na altura: um mês com tempo ligeiramente mais quente do que o normal e com chuva a rondar a média, sobretudo na segunda quinzena.
Também fomos precisos ao referir que existia uma enorme incerteza e, apesar da previsão estar a revelar-se certeira, a verdade é que na nova atualização o calor “carregou” ainda mais, prevendo-se agora anomalias térmicas ainda mais extraordinárias para as próximas semanas, do que estava previsto anteriormente.
De acordo com a climatologia, outubro em Portugal continental é caracterizado por temperaturas, em média, entre 4 ºC e 5 ºC mais baixas do que as de setembro, mas não neste ano de 2023, em que os recordes térmicos não param de surgir, seja no Continente, seja na Madeira. Nos últimos dias a média das temperaturas máximas tem-se assemelhado muito mais aquilo que é registado no início de julho, precisamente antes do período da canícula - o período, em média, mais quente do ano.
Tudo isto é ainda mais impressionante para um mês de outubro, pois as noites já são mais longas, as mínimas - muito mais frescas do que no verão, vão estando mais ou menos na média do habitual -; só que a contrastar claramente com temperaturas máximas substancialmente acima da média, com o termómetro a escalar abruptamente durante o período diurno para atingir valores térmicos muito semelhantes aqueles que são registados no período anterior ao solstício de verão.
Estes dias incrivelmente anómalos podem ter obrigado a reformular a previsão do modelo, em particular a da próxima semana (9 a 16 de outubro).
Assim sendo, de acordo com as atuais previsões dos mapas elaborados no Departamento de Meteorologia da Meteored e que se orientam pelo modelo Europeu, as temperaturas vão manter-se bastante elevadas ao longo de cerca de mais seis ou sete dias, com temperaturas nas horas centrais superiores aos 30 ºC e a rondar os 35 ºC (pontualmente mais) nas regiões do Centro e Sul de Portugal continental; com valores semelhantes também na Madeira.
Com isto, os nossos mapas de referência preveem agora que o mês de outubro, no seu conjunto, apresente valores entre 2 ºC a 4 ºC acima do normal.
Quase todo o país registará uma anomalia térmica de até 3 ºC, destacando-se a parte mais oriental da Beira Alta (Guarda) com até 4 ºC acima da média. As anomalias mais suaves - entre 1,5 ºC e 2 ºC acima do normal - estão previstas para a faixa costeira ocidental (desde Ílhavo, distrito de Aveiro até Sagres, distrito de Faro) e para o litoral meridional ou algarvio (desde Sagres até Vila Real de Santo António).
Tudo indica que em outubro vai chover bem menos do que se previa inicialmente
No que diz respeito à precipitação para a totalidade do mês, este elemento climático sim, sofreu uma alteração bastante significativa em relação à previsão inicial. Na previsão anterior esperava-se precipitação a rondar a média em grande parte da geografia de Portugal continental, sendo que nalgumas semanas a anomalia de precipitação se via positiva - isto é, com valores de pluviosidade acima da média - em pontos do Litoral Norte, Centro e interior Norte e nalgumas partes do Alentejo e Algarve.
Agora, a última versão registou uma alteração brutal e antecipa condições meteorológicas incrivelmente secas para o Norte, Centro e partes de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo. As anomalias mais pronunciadas são observadas no Minho (entre 30 e 50 mm de precipitação abaixo do normal) e na metade leste do distrito de Vila Real, no distrito do Porto e nas partes mais montanhosas dos distritos de Aveiro e Coimbra (até 30 mm de chuva abaixo do habitual).
Curiosamente, as regiões onde se prevê estas anomalias de precipitação negativas tão evidentes situam-se, de uma maneira geral, a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mas sobretudo a oeste da Barreira de Condensação. Isto significa que sem as habituais depressões atlânticas a registarem incursões até à nossa latitude, estas regiões, habitualmente muito mais chuvosas, ficarão reféns da ausência de precipitação, com o mapa de anomalia de precipitação da Meteored a demonstrar isso de uma maneira muito clara.
Ao deitarmos um olhar pelo mapa de previsão, quanto mais se avança para sul e para leste no território de Portugal continental a anomalia da precipitação não é tão negativa (entre 5 a 20 mm inferiores à média). Por fim, em grande parte do distrito de Lisboa, numa parte significativa do distrito de Setúbal, numa pequena área do distrito de Santarém, em grande parte do distrito de Beja e na totalidade do distrito de Faro o mapa “pintado” a branco não indica anomalias estatisticamente significativas no que concerne à chuva.
E nos Açores e na Madeira, que se prevê?
Nos Açores observa-se uma anomalia de precipitação claramente positiva, com chuva acima da média nas nove ilhas.
A mais pronunciada está prevista para o Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) onde se prevê condições meteorológicas bastante húmidas e chuvosas no conjunto do mês de outubro, isto é, entre 10 e 50 mm acima da média.
Nas ilhas do Grupo Ocidental (Corvo e Flores) e em quase todas as ilhas do Grupo Central (Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira) a anomalia de chuva será mais suave (entre 5 e 10 mm acima do normal). Por último, a ilha do Faial poderá obter um registo de anomalia de precipitação positiva intermédio: entre 10 e 20 mm acima da média climatológica de referência.
Quanto à temperatura, de um modo geral, não estão previstas anomalias estatisticamente significativas. As únicas exceções observam-se nas ilhas do Grupo Oriental onde se prevê até 1 ºC acima da média. Estas duas ilhas açorianas poderão registar um outubro muito chuvoso e ameno a quente.
Quanto à Madeira prevê-se um mês ligeiramente mais chuvoso do que o normal na principal ilha do Arquipélago (entre 5 e 10 mm acima da média), não se observando anomalias relevantes no resto das ilhas. No que diz respeito à anomalia de temperatura, espera-se um tempo mais quente do que o normal, com todo o arquipélago a registar até 1,5 ºC acima dos valores de referência.