O nosso modelo atualiza! Que tempo se prevê para o resto de maio em Portugal?
Do “8 ao 80”! A mais recente atualização do nosso modelo de confiança mostra uma mudança drástica na previsão das temperaturas e chuva para Portugal. Que tempo se prevê até ao final de maio no nosso país?
Maio de 2023 arrancou muito quente em Portugal continental, com valores de temperatura bem acima da média para a época do ano e um estado do tempo, em geral, bastante soalheiro e seco.
Contudo, a partir de quarta (3), as condições meteorológicas alteraram-se significativamente, sobretudo nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, onde caiu uma quantidade razoável de precipitação sob a forma de chuva ou aguaceiros e proliferaram algumas trovoadas (em particular no interior).
Além disto, a temperatura desceu significativamente, para valores mais normais e aproximados à média climatológica de referência, com o vento a soprar de Sudoeste e inevitavelmente associado à instabilidade atmosférica que, também na quinta-feira, 4 de maio, se fez sentir.
Esta sexta (5) o estado do tempo estabilizou consideravelmente, apesar de alguma nebulosidade e possibilidade de chuviscos ou aguaceiros fracos em certos pontos da Região Norte. No resto do país foi-se exibindo um céu pouco nublado ou limpo.
Precipitação a curto prazo: para já, só no sábado 6 de maio
Para amanhã, sábado 6 de maio, prevê-se novamente uma alteração no estado do tempo em Portugal continental. As condições meteorológicas voltarão a ficar instáveis à custa da passagem de uma frente de fraca a moderada atividade, derivada de uma depressão atlântica.
Uma boa parte do país poderá ser regada (Norte e Centro) e eventualmente, até mesmo além do Tejo (isto é, para as regiões a sul do Tejo poderá chegar alguma precipitação fraca e dispersa). As áreas mais beneficiadas pela água da chuva serão aquelas a norte de Montejunto-Estrela, salientando-se, em particular, os distritos do Litoral Norte (Viana do Castelo, Braga, Porto).
Haverá também risco de trovoada, dispersa pelas áreas setentrionais e centrais do nosso país. De momento, os mapas de densidade de raios concebidos na Meteored projetam atividade elétrica, provavelmente no período da madrugada e manhã no Litoral Norte, esperando-se que a mesma possa ocorrer, de tarde, no Nordeste Transmontano, Beira Alta e Beira Baixa. Domingo (7) prevê-se tempo mais estável, mas com alguma nebulosidade.
Maio quente: temperatura prevê-se bem acima da média até ao fim do mês
A recém-atualização dos mapas concebidos no nosso Departamento de Meteorologia na Meteored permite antecipar que, maio de 2023 em Portugal continental não só será um mês muito mais quente do que o normal, como também a persistência de temperaturas elevadas e acima da média contribuirá para o agravamento da seca na maioria das regiões já afetadas pela falta de água.
A anomalia térmica positiva observa-se de norte a sul da nossa geografia continental, sem exceções. A faixa costeira ocidental de Portugal, exposta aos ventos do Atlântico e em particular às nortadas (Vento Norte - típico da nossa latitude na época estival, maio é um mês de transição primavera-verão) que se irão fazer sentir nos próximos dias, não sofrerá tanto com o calor excessivo. Ainda assim, as nortadas não serão suficientes para amenizar a anomalia de temperatura, que se prevê entre 1 ºC e 1,5 ºC acima da média.
Para a franja do território que representa a transição entre o litoral e o interior, menos exposta ao efeito da proximidade ao mar, a anomalia térmica ainda será mais evidente. Prevêem-se assim valores de temperatura entre 1,5 ºC e 2 ºC acima do habitual. De seguida, para a esmagadora maioria das áreas que compõem a geografia de Portugal continental, antecipa-se um mês de maio marcado por temperatura entre 2 ºC e 3 ºC acima do normal.
Por último, espera-se que uma pequena faixa do interior Centro e Sul do nosso país (correspondente a porções da Beira Alta, Beira Baixa e Alentejo) registe uma anomalia térmica bem pronunciada, com valores de temperatura entre 3 ºC e 4 ºC acima da média climática de referência.
Em relação à chuva, o que se pode esperar?
Apesar da precipitação que se foi registando nos últimos dias nalgumas regiões de Portugal continental, e da previsão de chuva para sábado, 6 de maio, a acumulação pluviométrica ocorrida não só revelou uma distribuição regional extremamente desigual (uma vez mais as regiões mais necessitadas de água - Alentejo e Algarve praticamente ficaram de fora dos intermitentes episódios de chuva entre 3 e 6 de maio); como também a pluviosidade dos últimos dias serviu apenas para empatar ligeiramente o avanço de uma seca que não pára de se alastrar pelo país fora.
De acordo com a mais recente atualização do nosso mapa de anomalia de precipitação média mensal, o tempo prevê-se extremamente seco até ao final de maio de 2023 no nosso país. Todo o território registará valores de precipitação consideravelmente inferiores ao normal, destacando-se à cabeça, as áreas montanhosas do distrito de Coimbra (entre 30 e 50 mm abaixo da média).
Para a maioria das regiões a norte do rio Tejo, prevê-se uma anomalia de precipitação negativa (entre 20 e 30 mm abaixo da média), sendo que nalgumas regiões a norte do mencionado curso de água a anomalia prevista será menos pronunciada (entre 10 e 20 mm abaixo do normal). Para o resto do país, a sul do Tejo, espera-se, com raras exceções, uma anomalia de precipitação negativa, também a rondar a casa dos 10 a 20 mm inferiores à média.
Tempo em maio nos Açores e na Madeira
Para os Açores espera-se um panorama, em geral, seco, destacando-se o Grupo Central, com precipitação bem inferior à média (5 a 20 mm abaixo do normal). No Grupo Oriental não se detetam anomalias de chuva, tal como no Ocidental. Neste último, a parte norte da Ilha do Corvo poderá registar mais precipitação do que o habitual (5 a 10 mm acima da média).
Quanto à temperatura, não se espera anomalia no Grupo Ocidental, sendo que nos Grupos Central (até 1 ºC acima do normal) e Oriental (entre 1 ºC e 1,5 ºC acima do normal), aí sim, estão previstos valores de temperatura acima da média.
Para a Madeira prevê-se uma anomalia de temperatura positiva, de até 2 ºC acima da média climática de referência em todo o Arquipélago. Quanto á precipitação, há uma parte da ilha sem qualquer anomalia observável, no entanto, grande parte da Madeira registará uma anomalia de precipitação negativa (até 10 mm abaixo da média).
Em suma, o tempo para a Madeira em maio de 2023 será quente e em geral seco.