O frio que chegará a partir de amanhã a Portugal irá permanecer: eis até quando e em que zonas

Temperaturas acima do normal para a época têm sido o mote deste outono e inverno climatológico. Todavia, a partir de amanhã o caso muda de figura. Saiba mais aqui!

Como temos vindo a avançar nas nossas previsões, uma massa de ar polar está a caminho de Portugal e deve começar a nutrir efeitos já a partir de amanhã, domingo.

Esta resultará numa descida acentuada nos valores de temperatura máximos e mínimos, por todo o país, mas com mais impacto em determinados locais, como as regiões montanhosas do Norte e Centro.

Antes da massa de ar polar influenciar o nosso estado de tempo, temos outro condicionante

Hoje o dia fica marcado por precipitação fraca a moderada no litoral Norte e Centro que depressa se dissipará e dará lugar a um dia com céu geralmente limpo.

Denota-se já uma diminuição das temperaturas, especialmente na faixa interior Norte e Centro. Ainda assim, a máxima esperada será de 21ºC para o distrito de Faro, seguida de 18ºC para Beja, Évora, Lisboa, Santarém e Castelo Branco.

Para além disto, também o vento ganhará velocidade ao longo das próximas horas, principalmente junto à costa litoral, podendo as rajadas ultrapassarem os 70 km/h. Também nas regiões montanhosas do Norte e Centro as rajadas poderão intensificar-se para cerca de 50 km/h.

rajadas de vento
Para além da chuva, também o vento será protagonista neste dia de sábado, 7 de dezembro.

Estes elementos climáticos (chuva e vento), que farão parte desta véspera de feriado, devem-se a uma linha de instabilidade proveniente da depressão Darragh que está a afetar o Reino Unido e inclusive fez as autoridades do país lançarem aviso vermelho devido à possibilidade de rajadas de vento com velocidade superior a 145 km/h.

A partir de domingo, o frio instala-se em Portugal continental

O feriado que se aproxima será marcado por uma reviravolta das temperaturas que temos sentido até então. Pois depois de várias semanas com anomalias positivas, adivinha-se uma semana com temperaturas bem abaixo da normal climatológica.

No domingo, as temperaturas voltam a diminuir, mas desta vez de forma mais significativa, devido à aproximação da massa de ar polar anunciada no início deste mês aqui.

A semana começa com frio, intensificando-se até meio da semana. Mas mesmo com os valores a aumentarem ligeiramente, espera-se que a semana inteira seja de temperaturas abaixo do normal, ao contrário do que tem acontecido.

Será já amanhã que o distrito da Guarda começará a registar temperaturas mínimas de 0ºC e até menos, se formos observar os valores dos pontos mais elevados da Serra da Estrela. Aqui, os valores já poderão ser de -1ºC, mas isto será no início deste episódio de frio.

Na madrugada seguinte, de domingo para segunda-feira, os valores mínimos no ponto mais alto do continente poderão baixar até aos -5ºC! Desta forma, os valores máximos não devem passar dos 0ºC.

Também as regiões montanhosas do Norte poderão registar entre -1ºC e -2ºC de temperatura mínima na madrugada de terça-feira que, apesar de bastante fria, espera-se que quarta-feira seja o dia mais frio da semana.

anomalia térmica negativa; Portugal
A anomalia térmica passará a negativa em todo o continente, a partir do início da próxima semana. Há locais que irão registar 10ºC abaixo da normal climatológica.

Quarta-feira registará, assim, os valores de anomalia térmica negativa mais elevados da semana, onde vários locais do país, especialmente ao longo de toda a faixa litoral, registarão valores mínimos cerca de 10ºC abaixo do normal.

Neste dia, as máximas esperadas são de 14ºC para Faro e Lisboa, seguidas de 13ºC para Beja, Santarém e Coimbra. A máxima mais baixa será de 6ºC para o distrito da Guarda, seguida de 7ºC para Bragança.

Estes serão os fenómenos de maior destaque para o estado de tempo em Portugal continental, nos próximos dias. Contudo, aconselhamos a que se mantenha atento às nossas previsões que darão conta de todas as atualizações.