O estado de tempo em Portugal nos próximos dias contará com nevoeiro, chuva e acentuada anomalia térmica: saiba onde

Os próximos dias em Portugal continental contarão com nevoeiro noturno, chuva e anomalia térmica significativa. Conheça as áreas mais afetadas.

O tempo anticiclónico foi quebrado por uma linha de instabilidade que chegou ontem, sexta-feira (7 de fevereiro) de madrugada, e originou chuva, por vezes forte e persistente, em boa parte da nossa geografia continental.

Contudo, esta instabilidade depressa se dissipou, à medida que as horas foram passando e ainda foi possível contemplar o sol nas últimas horas da tarde, em vários pontos do território.

Sábado será seco, apesar da nebulosidade, mas domingo poderá contar com chuva e nevoeiro

O dia de hoje, sábado (8 de fevereiro), contará com céu parcialmente nublado, podendo assim contar com algumas abertas, especialmente nas regiões Centro e Sul do país, não excetuando totalmente a região Norte.

Até à redação desta previsão, não se prevêem episódios de chuva no continente, apesar dos Açores poderem contar com precipitação expressiva nos Grupos Central e Oriental, devido à proximidade de um centro de baixas pressões.

Quanto às temperaturas, estas sofrerão uma diminuição generalizada dos valores máximos e mínimos, especialmente nas regiões Norte e Centro. Desta forma, a mínima mais baixa pode chegar aos -2ºC em Bragança e a mínima mais elevada deverá ser de 11ºC em Faro e Lisboa. Em relação às máximas, o valor mais baixo será de 10ºC para Bragança e Guarda, e o mais elevado de 17ºC para Faro, Beja, Lisboa e Santarém.

O fim de semana será de contrastes. Ora se espera um sábado sem chuva, mas com temperaturas invernais, ou então um domingo com alguma chuva e com temperaturas mais agradáveis.

Ao contrário de sábado, domingo adivinha-se um dia mais instável, com a possível ocorrência de chuva fraca a moderada na região Norte durante a madrugada e a manhã, devendo esta ocorrência passar para alguns locais pontuais da região Centro ao final do dia. Estes episódios deverão ser pouco expressivos, até onde conseguimos apurar.

Quanto às temperaturas, estas subirão de forma significativa no domingo, essencialmente no Norte e Centro do país, sendo que a mínima mais baixa deverá ser de 5ºC em Bragança, Guarda e Castelo Branco, contrastando com as mínimas negativas ou perto dos 0ºC, dos últimos dias.

Já as máximas esperadas serão de 18ºC para Beja, seguido de 17ºC para Coimbra e Faro. Lisboa, Santarém e Porto poderão registar 16ºC de máxima no domingo.

nevoeiro; visibilidade
As próximas madrugadas contarão com bastante nevoeiro, especialmente no sul do país.

Também o nevoeiro será um dos protagonistas do fim de semana e início da semana que se aproxima. Como podemos verificar no mapa, serão várias as regiões afetadas por este fator, contudo, a região Sul deverá contar com a menor visibilidade às 8h de domingo.

Este nevoeiro estará associado aos vários centros de baixas pressões situados na proximidade da Península Ibérica e deverá permanecer durante boa parte da próxima semana, ainda que se espere que durante este fim de semana seja mais forte.

A anomalia térmica será negativa no litoral e positiva no interior em boa parte da semana

Com algumas oscilações entre valores máximos e mínimos durante os próximos dias, as anomalias térmicas irão vincar-se, principalmente entre as faixas litoral e interior.

No litoral, durante os períodos noturnos, a anomalia térmica será negativa o que significa que as noites contarão com temperaturas abaixo da média para a época do ano. Ao contrário do que acontecerá na faixa interior, onde os valores de temperatura noturnos estarão acima do normal para a época, dando lugar a uma anomalia térmica positiva.

anomalia térmica
As anomalias térmicas irão intensificar-se. Serão negativas na faixa litoral e positivas na faixa interior.

Esta tendência deverá manter-se durante a semana, ainda que na madrugada de quarta-feira seja mais percetível. Ainda assim, durante o dia, a anomalia térmica será menos pronunciada, ainda que mesmo assim seja positiva em praticamente todo o território, mostrando que os valores de temperatura máxima estão dentro do expectável ou ligeiramente acima do normal para a época.

Contudo, na terça-feira, espera-se uma anomalia térmica diurna negativa numa boa parte do país, de Norte a Sul, mas com especial ênfase no Norte e Centro. Neste dia, as temperaturas máximas irão diminuir de forma mais significativa e, segundo os nossos mapas, também será o dia mais chuvoso da semana, onde uma frente fria associada à depressão que está a afetar os Açores irá incidir sobre o país, deixando chuva por todo o território. Ainda assim, é esperado que este episódio seja passageiro e que ao final do dia esta chuva se dissipe.