O estado de tempo em Portugal continua repleto de altos e baixos: mais variações de temperatura e chuva a caminho
A instabilidade atmosférica continua. As temperaturas continuam com altos e baixos, tal como a chuva que vem e vai... e volta a vir. Como estará o tempo hoje e amanhã?
Esta segunda semana de julho está a ser atribulada do ponto de vista meteorológico. Desde variações de temperaturas, até à ocorrência de chuva, é caso para dizer que o verão está tímido, especialmente na região Norte do país. Será que vai continuar assim?
O dia de hoje será marcado pelo aumento das temperaturas
Depois de uma terça-feira bastante chuvosa e fresca, principalmente no Norte e Centro de Portugal continental, a quarta-feira amanhece mais agradável, especialmente devido ao aumento da temperatura que se fará sentir. Claro que a sensação de calor será sentida com mais intensidade no sul, como tem sido habitual, mas mesmo nas região a norte, a temperatura vai aquecer.
Para além disto, a nebulosidade também começará a dissipar-se com o passar das horas, tal como a chuva, que poderá cair durante a manhã de hoje no norte do território, mas sem grande expressão.
Assim sendo, as temperaturas máximas esperadas para hoje são de 32ºC para Beja, seguido de 31ºC para Castelo Branco, Évora, e Faro e de 30ºC para os distritos de Santarém e Coimbra.
No norte, Bragança deverá ser o distrito mais quente, com 27ºC e, do lado oposto, Viana do Castelo será o mais fresco, não devendo ultrapassar os 20ºC, seguido do Porto cuja máxima deverá ser de 22ºC. Também as temperaturas mínimas sofrem um aumento, um pouco por todo o país.
Quinta-feira a chuva volta ao continente e há alterações nos valores de temperatura
Quinta-feira deverá contar com chuva logo desde as primeiras horas da manhã. Esta terá mais incidência na região norte, como também tem sido habitual, especialmente no noroeste, sob os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto.
Além destas zonas, a chuva poderá alastrar-se para sul, podendo chegar ao distrito de Aveiro e Coimbra. Contudo, não deverá passar pela Barreira de Condensação, mantendo-se a oeste. A previsão aponta para valores baixos de precipitação, sendo o maior valor apontado para o extremo noroeste, como podemos ver abaixo.
Em relação à temperatura, no Baixo Alentejo e no Algarve denotar-se-á uma nova subida da mesma, podendo Beja chegar aos 33ºC e Faro aos 35ºC! Os distritos de Évora, Portalegre e Castelo Branco mantém os mesmos valores de hoje, mas os restantes distritos poderão notar uma ligeira diminuição dos valores.
Mais uma vez, Viana do Castelo será o distrito mais frio do país, a registar uma máxima de 20ºC e mínima de 16ºC.