O dia de hoje começa com chuva, mas esta será passageira. Saiba em que locais vai chover em Portugal

Esta semana começou tímida, com bastante nebulosidade e diminuição generalizada das temperaturas, especialmente no Norte e Centro do país. Hoje, a chuva deverá cair em alguns locais do nosso território.

Como temos vindo a avançar nas últimas previsões, para além de uma diminuição das temperaturas em praticamente todo o país, com mais ênfase no litoral oeste, a chuva está de volta ao nosso território. Mas onde?

Terça-feira contará com chuva em vários pontos do Norte e Centro de Portugal continental

A semana começou já mais fresca em relação ao fim-de-semana abrasador que se fez sentir, contudo, já se adivinhavam períodos de chuva em alguns pontos das regiões Norte e Centro, especialmente no litoral das mesmas.

Como podemos observar no mapa acima, nas primeiras horas da manhã de terça-feira já se deverão começar a sentir os primeiros chuviscos na zona minhota. Estes tornar-se-ão mais intensos com o passar das horas, especialmente entre as últimas horas da manhã e as primeiras da tarde.

Para além da intensidade, estes vão alastrar-se para outras zonas, nomeadamente o Douro Litoral, podendo chegar a alguns locais de Aveiro. Também Bragança poderá ser presenteada com alguma chuva. Mesmo assim, não esperemos grande expressão, visto que a acumulação máxima não deverá ultrapassar os 3mm.

Na terça-feira, além da chuva, também as anomalias negativas de temperatura se intensificam

Como também já referimos, as temperaturas diminuíram, de forma generalizada, um pouco por todo o país, fazendo sentir-se mais no interior Norte e Centro. Desta forma, as anomalias inverteram-se e passaram a negativas em grande parte do país, como podemos observar abaixo.

anomalia de temperatura
Anomalia de temperatura em Portugal continental, às 12h de terça-feira, dia 13 de Agosto.

Como é perfeitamente visível, há uma grande diferença entre as temperaturas em toda a faixa litoral e o interior. Ainda assim, a intensidade das anomalias negativas ultrapassam qualquer anomalia positiva.

Locais como Portalegre ou a zona da Serra da Estrela registam uma temperatura até 9ºC abaixo do considerado normal para a época. Já o local com anomalia positiva mais elevada é Lisboa, com 4ºC acima da normal climatológica.

Esta diminuição mais acentuada das temperaturas, resultou num aumento das anomalias negativas em praticamente todo o interior do país.

É importante referir que esta anomalia refere-se às temperaturas máximas, ou seja, diurnas. À noite o cenário inverte-se. Isto é, no interior a anomalia passa para positiva e no litoral para negativa, o que, em suma, indica que os dias estão mais frios e as noites mais quentes no interior (em relação à média) e vice-versa para o litoral.

Quarta-feira dá o mote para uma melhoria generalizada no estado de tempo

Amanhã, quarta-feira, véspera de feriado, as temperaturas voltam a aumentar, de forma generalizada, a nebulosidade começa a dissipar-se e as regiões que haviam ficado mais frescas, recomeçam a aquecer, seja no litoral ou no interior.

Desta forma, podemos contar com máximas de 33ºC para Faro, Portalegre e Castelo Branco, seguido de 32ºC para Évora e Beja, de 31ºC para Vila Real e de 30ºC para Santarém.

Os restantes distritos registarão máximas abaixo dos 30ºC. O distrito mais fresco deverá ser Viana do Castelo, com 23ºC, podendo, localmente, chegar aos 26ºC.

Estima-se que a partir deste dia, as temperaturas continuem a aumentar, sendo que podemos estar prestes a passar por mais um episódio de calor acima do normal. Desta forma, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões diárias.