Novo ano, tempo a mudar: saiba o que esperar da meteorologia para o fim de semana em Portugal
Depois de semanas consecutivas de tempo estável, a mudança está à vista e parece ser bastante drástica. Acompanhe a nossa previsão e prepare o seu fim de semana com a ajuda da Meteored!
Depois de um final de ano e até de um mês de dezembro bastante seco, as previsões apontam para o regresso da chuva no primeiro fim de semana de 2025. O tempo estável parece que vai dar lugar à chuva que é tradicional desta época do ano.
O regresso da chuva também fará com que as temperaturas muito baixas, que levaram ao acionamento de vários avisos no interior Norte e Centro do país nos últimos dias, registem uma subida considerável. Como os mais velhos costumam afirmar: a chuva acalma o frio.
O final da semana, nomeadamente a sexta-feira dia 3, será o último dia em que ainda se poderá esperar algum sol, mas já são esperados aguaceiros nos distritos mais a Norte, nomeadamente Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança. A partir de sábado, e segundo os nossos modelos de previsão, a chuva estará de regresso em força, estendendo-se a todo o território continental de Norte para Sul.
Sábado é dia de chuva
Sábado, dia 4 de janeiro, ficará marcado pela nebulosidade em todo o território continental e pela chuva, em forma de aguaceiros, um pouco por todo o país. Os distritos do Alentejo e do Litoral Centro serão as áreas onde se registará menos precipitação. Por outro lado, o Noroeste, o interior Norte e Centro, bem como o Algarve registarão valores mais elevados de precipitação.
O vento vai soprar de moderado a forte, principalmente nas terras altas. Outra das particularidades deste dia é a ligeira subida das temperaturas mínimas. As mínimas vão variar entre 4 ºC (Bragança) e os 12 ºC (Lisboa). Já as máximas vão variar entre os 7 ºC (Guarda) e os 19 ºC (Faro).
Para os territórios insulares, no Arquipélago dos Açores, a toada será a mesma do território continental: chuva em forma de aguaceiros nas 9 ilhas. As temperaturas mínimas vão rondar os 15 ºC/16 ºC, sendo que as máximas poderão variar entre os 18 ºC e os 19 ºC.
Já para o Arquipélago da Madeira também é esperada alguma chuva, mais uma vez na forma de aguaceiros. Apenas para a ilha de Porto Santo é esperada alguma nebulosidade, mas sem precipitação. No que concerne às temperaturas, as mínimas poderão variar entre os 15 ºC (Calheta) e os 19 ºC (Vila Baleira). Já as máximas poderão variar entre os 18 ºC e os 20 ºC (Funchal).
Para domingo prevê-se uma intensificação da chuva
Para domingo (5) prevê-se um agravamento do estado do tempo para o território continental. O céu vai estar cinzento, na maior parte do dia e a chuva será mais frequente em todo o território. Poderão registar-se algumas abertas no Noroeste, nos distritos de Lisboa e Santarém e no Sul do país, mas a tendência geral é de nuvens e chuva.
Também o vento se irá intensificar com as rajadas a poderem superar os 60 km/h nos pontos mais elevados e nas regiões do litoral. Em relação às temperaturas, as mínimas poderão variar entre os 5 ºC (Guarda) e os 14 ºC (Faro), uma ligeira subida em relação ao dia anterior. Já as máximas poderão variar entre os 9 ºC (Guarda) e os 18 ºC (Faro).
No Arquipélago da Madeira, os aguaceiros também estão previstos neste dia, tanto na costa Norte como na Sul. Mais uma vez, apenas a ilha de Porto Santo poderá escapar a este cenário. As temperaturas mínimas vão variar entre os 13 ºC (Calheta) e os 18 ºC (Vila Baleira). Já as máximas vão registar uma ligeira subida, podendo variar entre os 18 ºC (Calheta) e os 22 ºC (Funchal).
Já para os Açores, o cenário mudará um pouco de figura, sendo expectável chuva apenas no Grupo Ocidental (Flores e Corvo). Nas restantes ilhas espera-se alguma nebulosidade, alternando com períodos de boas abertas, principalmente na costa Sul da ilha de São Miguel. As temperaturas mínimas poderão variar entre os 14 ºC (Angra do Heroísmo) e os 16 ºC (Graciosa). Já as máximas vão variar entre os 17 ºC e os 18 ºC (Ponta Delgada).
O primeiro fim de semana de 2025 será molhado, logo acredita-se que o ano poderá ser abençoado. Contudo, a curto prazo pode-se verificar que este fim de semana será precursor de uma primeira semana completa de janeiro (regresso às aulas) também ela chuvosa.