Novo ano, tempo a mudar: saiba o que esperar da meteorologia para o fim de semana em Portugal

Depois de semanas consecutivas de tempo estável, a mudança está à vista e parece ser bastante drástica. Acompanhe a nossa previsão e prepare o seu fim de semana com a ajuda da Meteored!

Depois de um final de ano e até de um mês de dezembro bastante seco, as previsões apontam para o regresso da chuva no primeiro fim de semana de 2025. O tempo estável parece que vai dar lugar à chuva que é tradicional desta época do ano.

(...) a chuva estará de regresso em força, estendendo-se a todo o território continental de Norte para Sul.

O regresso da chuva também fará com que as temperaturas muito baixas, que levaram ao acionamento de vários avisos no interior Norte e Centro do país nos últimos dias, registem uma subida considerável. Como os mais velhos costumam afirmar: a chuva acalma o frio.

O final da semana, nomeadamente a sexta-feira dia 3, será o último dia em que ainda se poderá esperar algum sol, mas já são esperados aguaceiros nos distritos mais a Norte, nomeadamente Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança. A partir de sábado, e segundo os nossos modelos de previsão, a chuva estará de regresso em força, estendendo-se a todo o território continental de Norte para Sul.

Temperatura
As temperaturas mínimas, de sexta para sábado, vão registar uma ligeira subida, até para valores com dois dígitos nas regiões do litoral. Esta situação difere do que se verificou nas últimas semanas.

Sábado é dia de chuva

Sábado, dia 4 de janeiro, ficará marcado pela nebulosidade em todo o território continental e pela chuva, em forma de aguaceiros, um pouco por todo o país. Os distritos do Alentejo e do Litoral Centro serão as áreas onde se registará menos precipitação. Por outro lado, o Noroeste, o interior Norte e Centro, bem como o Algarve registarão valores mais elevados de precipitação.

O vento vai soprar de moderado a forte, principalmente nas terras altas. Outra das particularidades deste dia é a ligeira subida das temperaturas mínimas. As mínimas vão variar entre 4 ºC (Bragança) e os 12 ºC (Lisboa). Já as máximas vão variar entre os 7 ºC (Guarda) e os 19 ºC (Faro).

Nebulosidade e chuva
O dia de sábado já contará com muita nebulosidade em todo o território continental, com a chuva a chegar em maior quantidade ao Noroeste do país.

Para os territórios insulares, no Arquipélago dos Açores, a toada será a mesma do território continental: chuva em forma de aguaceiros nas 9 ilhas. As temperaturas mínimas vão rondar os 15 ºC/16 ºC, sendo que as máximas poderão variar entre os 18 ºC e os 19 ºC.

Já para o Arquipélago da Madeira também é esperada alguma chuva, mais uma vez na forma de aguaceiros. Apenas para a ilha de Porto Santo é esperada alguma nebulosidade, mas sem precipitação. No que concerne às temperaturas, as mínimas poderão variar entre os 15 ºC (Calheta) e os 19 ºC (Vila Baleira). Já as máximas poderão variar entre os 18 ºC e os 20 ºC (Funchal).

Para domingo prevê-se uma intensificação da chuva

Para domingo (5) prevê-se um agravamento do estado do tempo para o território continental. O céu vai estar cinzento, na maior parte do dia e a chuva será mais frequente em todo o território. Poderão registar-se algumas abertas no Noroeste, nos distritos de Lisboa e Santarém e no Sul do país, mas a tendência geral é de nuvens e chuva.

Rajadas de vento
Durante o dia de domingo (5) também é expectável que o vento se intensifique, com rajadas que podem exceder os 80 km/h em algumas regiões do litoral, como a Península de Setúbal, o Cabo Raso e o Cabo da Roca.

Também o vento se irá intensificar com as rajadas a poderem superar os 60 km/h nos pontos mais elevados e nas regiões do litoral. Em relação às temperaturas, as mínimas poderão variar entre os 5 ºC (Guarda) e os 14 ºC (Faro), uma ligeira subida em relação ao dia anterior. Já as máximas poderão variar entre os 9 ºC (Guarda) e os 18 ºC (Faro).

No Arquipélago da Madeira, os aguaceiros também estão previstos neste dia, tanto na costa Norte como na Sul. Mais uma vez, apenas a ilha de Porto Santo poderá escapar a este cenário. As temperaturas mínimas vão variar entre os 13 ºC (Calheta) e os 18 ºC (Vila Baleira). Já as máximas vão registar uma ligeira subida, podendo variar entre os 18 ºC (Calheta) e os 22 ºC (Funchal).

Precipitação acumulada.
No final do dia de domingo, já sob o efeito claro de uma depressão localizada a Norte do território continental, os valores de precipitação acumulada irão exceder os 100mm no Noroeste, aproximando-se deste valor em muitas áreas do Norte e do Centro do território continental.

Já para os Açores, o cenário mudará um pouco de figura, sendo expectável chuva apenas no Grupo Ocidental (Flores e Corvo). Nas restantes ilhas espera-se alguma nebulosidade, alternando com períodos de boas abertas, principalmente na costa Sul da ilha de São Miguel. As temperaturas mínimas poderão variar entre os 14 ºC (Angra do Heroísmo) e os 16 ºC (Graciosa). Já as máximas vão variar entre os 17 ºC e os 18 ºC (Ponta Delgada).

O primeiro fim de semana de 2025 será molhado, logo acredita-se que o ano poderá ser abençoado. Contudo, a curto prazo pode-se verificar que este fim de semana será precursor de uma primeira semana completa de janeiro (regresso às aulas) também ela chuvosa.