Nos próximos dias várias frentes entrarão em Portugal: eis as zonas mais afetadas pela chuva, vento e agitação marítima

Várias frentes associadas a depressões, uma delas a grande tempestade Éowyn, darão entrada em Portugal continental nos próximos dias originando chuva, vento forte e agitação marítima. Saiba a previsão completa!

A partir das últimas horas da tarde de hoje, a chuva voltará a Portugal continental. Estes episódios de chuva estão associados à tempestade Éowyn e irão dar entrada no nosso território a partir do noroeste, alastrando-se para as restantes regiões com o passar das horas. Ainda assim, espera-se que a maior descarga de chuva seja na faixa litoral Norte.

Para além da chuva e do vento forte, com rajadas superiores a 80 km/h nos locais mais altos da região Norte, também o mar estará agitado, tendo o IPMA lançado avisos amarelos para todos os distritos litorais.

É expectável que nas primeiras horas da manhã de sábado os períodos de chuva se intensifiquem no Sul do país, mas que se dissipem nas horas seguintes.

Quanto ao vento, as rajadas poderão ultrapassar os 80 km/h no noroeste do país na noite de sexta-feira e o mar ficará agitado, tendo o IPMA lançado avisos amarelos para todos os distritos do litoral, prevendo ondas de noroeste com altura máxima entre os 4 e os 5 metros.

A partir de domingo uma nova frente trará efeitos ainda mais adversos ao continente

Na madrugada de domingo, depois de uma breve pausa na chuva, é esperado que esta volte, também pelo noroeste do território. Neste dia esta deverá concentrar-se a oeste da Barreira de Condensação e estender-se para a região Centro, ainda que de forma fraca a moderada.

Porém, na madrugada de segunda-feira esta intensificar-se-á, podendo abranger toda a região Norte e Centro com períodos de chuva forte, chegando ao Sul do país de forma mais moderada.

É esperado ainda que nas últimas horas do dia, com a diminuição da temperatura, haja ocorrência de neve nas cotas mais elevadas das zonas montanhosas do Norte e Centro, onde a mesma poderá acumular, devido à permanência das temperaturas próximas dos 0 ºC nestes mesmos locais.

A agitação marítima e o vento serão destaque na segunda-feira

Atenção à agitação marítima, pois esta irá agravar-se a partir de domingo, por praticamente toda a costa - excetuando apenas a costa sul do Algarve e a região de Setúbal, ainda que mesmo assim a altura máxima da onda possa ser de 4 metros.

altura máxima da onda
Aqui podemos observar a altura máxima da onda, às 17h de segunda-feira, onde principalmente o Norte e Centro litoral merecem mais atenção.

Porém, na restante costa continental, a altura máxima da onda poderá facilmente ultrapassar os 10 metros e, em alguns casos, alcançar os 13 metros, como se prevê para o litoral Norte.

Também as rajadas de vento ganharão força na madrugada de segunda-feira e podem alcançar os 100 km/h nas regiões mais elevadas do Norte.