Nebulosidade persiste em Portugal
Sol escondido por entre as nuvens, nebulosidade a persistir e alguma ventania... o que nos dizem os mapas de previsão do tempo para a última semana de julho em Portugal Continental e Arquipélagos?
Ao longo do dia de hoje na Região Norte, é esperada alguma névoa sobretudo em territórios com linha de costa. Os períodos nublados tenderão a permanecer durante grande parte do dia de hoje, sendo que apesar disso, a nebulosidade poderá dissipar-se dando lugar ao céu limpo por algumas horas em distritos como o Porto e Aveiro. Mais a norte em Braga, prevê-se céu limpo, tal como em Viseu, Bragança e Guarda.
As temperaturas mínimas previstas variam entre os 14 ºC em Viseu e os 17 ºC em Viana do Castelo e Porto, sendo que em Bragança a temperatura máxima atingirá os 30 ºC. Ao longo do dia, em territórios do interior, deverá ocorrer grande amplitude térmica devido ao efeito da continentalidade, revelando oscilações abruptas da temperatura em pouco tempo.
Nas Regiões Centro e Sul o cenário previsto é basicamente o mesmo para o dia de hoje. A diferença reside nas temperaturas mínimas e máximas previstas que são ligeiramente mais elevadas. Em Lisboa, por exemplo, além do céu limpo que se vai fazer notar o termómetro deverá atingir uns agradáveis 25 ºC de máxima. Caminhando em direção ao interior, a temperatura máxima sobe em cerca de 4 ºC. Já no Algarve, o termómetro também chegará aos 25 ºC de máxima, com 18 ºC de mínima.
Para terça-feira espera-se descida de temperaturas em toda a extensão continental portuguesa, com a nebulosidade a povoar todo o território português, sendo que à hora da edição desta notícia prevê-se céu limpo apenas em Castelo Branco.Além do adensar da névoa, com períodos bastante nublados ao longo do dia, estão previstos alguns chuviscos no Porto por volta das 11h da manhã ainda que a probabilidade de precipitação seja reduzida. Na quarta-feira (25), o céu continuará em geral a apresentar-se nublado, com possibilidade de ocorrência de chuva fraca ou chuviscos no litoral Centro, e as temperaturas registarão uma ligeira subida na maioria dos territórios.
Entre hoje e quarta-feira, os ventos soprarão quase sempre fraco, de quadrante oeste, a partir da tarde deverão soprar moderado atingindo 30 km/h. Poderão soprar moderado a forte, entre os 30 e os 40 km/h em algumas terras do interior Norte e Centro. No Algarve, ao final do dia de quarta-feira, os ventos poderão ter rajadas de 50 km/h.
E nos Arquipélagos?
Nas Ilhas, a nebulosidade também será uma realidade ao longo dos próximos dias, com o sol a espreitar por vezes entre as nuvens. Em Ponta Delgada, capital dos Açores prevê-se chuva fraca ao longo dos próximos dias, com tendência a diminuir a partir de quarta-feira. No Funchal, a nebulosidade deverá adensar-se hoje e amanhã, sendo que quarta-feira deverá mesmo chover. As temperaturas máximas previstas ao longo dos próximos dias oscilarão entre os 23 ºC e os 24 ºC quer em Ponta Delgada quer no Funchal.