Nas próximas horas esperam-se fortes episódios de chuva, vento e há ainda a possibilidade de trovoada para Portugal!

Depois de alguns dias com tréguas de chuva, eis que ela está de volta ao nosso território, e em força! Já foram lançados alguns avisos amarelos devido à mesma. Saiba tudo aqui!

Como havíamos dito na nossa última previsão, a chuva iria voltar, mas desta vez com mais força, podendo até haver trovoada em alguns locais do país. Mas quais são os distritos onde esta terá mais expressão?

Nas próximas horas espera-se um agravamento do estado de tempo em Portugal

O IPMA lançou uma série de avisos amarelos em que alguns já entraram em vigor às 12h, como no caso de Viana do Castelo, Braga e Porto, onde se adivinha precipitação persistente e, por vezes, forte. Nestes distritos, os avisos devem manter-se ativos até às 21h de hoje.

Para os distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Vila Real e Viseu, os avisos amarelos deverão entrar em vigor às 15h, também devido a períodos de precipitação forte, e manter-se-ão, pelo menos até às 00h!

O vento também se irá intensificar a partir das primeiras horas da tarde, tanto a velocidade média como as rajadas, podendo acalmar nas últimas horas do dia. Este será mais intenso a norte do Cabo Carvoeiro, com velocidades sustentadas entre os 20 e os 30km/h, podendo variar ligeiramente. As rajadas podem ultrapassar os 50 km/h, especialmente no noroeste do continente.

rajadas de vento
Intensidade das rajadas de vento para Portugal continental, às 14h de hoje.

Também a trovoada poderá ser sentida em distritos como Bragança, Coimbra e Leiria, ainda que a densidade de raios por km/² não ultrapasse o valor de 1,68, a oeste do distrito de Leiria.

E as temperaturas?

A máxima de hoje para Viana do Castelo não deverá ultrapassar os 18ºC, sendo esta a temperatura máxima mais baixa do dia. Segue-se o Porto com máxima de 20ºC e Guarda com 22ºC.

Apesar da intensificação do tempo adverso, as temperaturas não sofreram grandes mudanças, mantendo-se amenas, ainda que abaixo da média climatológica, em vários locais do país.

As temperaturas mais elevadas serão sentidas no centro e sul do país, onde Castelo Branco e Beja podem alcançar os 27ºC, seguidos de 26ºC Évora, Santarém e Portalegre.

E nos arquipélagos? Sentir-se-ão os efeitos desta instabilidade?

Para os Açores espera-se um dia nublado e com possibilidade de aguaceiros para os grupos central e oriental, ainda que com pouca expressão. As temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 21ºC, em todas as ilhas.

Para a Madeira poderão haver algumas abertas, sem probabilidade de chuva e as temperaturas deverão variar entre os 21ºC para a Calheta e os 24ºC para São Vicente.

Continue atento às nossas previsões para acompanhar todas as alterações no estado de tempo em Portugal.