Nas próximas horas desta sexta-feira haverá aguaceiros fortes, trovoadas e granizo, principalmente no Norte e Centro

Gota fria pauta o estado do tempo esta sexta-feira em Portugal Continental, marcado pela presença de aguaceiros, que podem ser fortes, trovoada e granizo. Como será o fim de semana? Fique a par com a última previsão!

Depois de dias de tranquilidade meteorológica e temperaturas agradavelmente oportunas para a época do ano, eis que, tal como a Meteored Portugal havia antecipado atempadamente, se deu uma alteração significativa no estado do tempo.

A estabilidade atmosférica deu lugar à instabilidade, que se fez sentir já em alguns pontos do território nacional no dia de ontem, especialmente ao final da tarde, com aguaceiros, por vezes fortes, sob a forma de granizo e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões Norte e Centro da geografia continental.

Esta instabilidade deve-se à influência de uma depressão em altitude que, como referido, fará mudar drasticamente o estado do tempo nos próximos dias, em especial esta sexta-feira. Este cenário obrigou o IPMA a emitir avisos meteorológicos para todo o território continental, em períodos variáveis.

Sexta-feira marcada aguaceiros, granizo e muita trovoada

Hoje, sexta-feira (28) sentiremos uma descida acentuada das temperaturas, sobretudo das máximas. O céu apresentar-se-á geralmente muito nublado e haverá lugar à queda de aguaceiros um pouco por todo o território nacional. Estes serão localmente intensos e poderão ser sob a forma de granizo e acompanhados de trovoadas e de algumas rajadas de vento forte.

A previsão aponta que o cenário seja mais complexo a partir do final da manhã, principalmente nas regiões Norte e Centro. É expectável que assistamos a grandes volumes de queda de precipitação em especial nos distritos da Guarda, Viseu, Bragança, Vila Real, Viseu e Porto, que poderão dar origem a inundações repentinas.

Aqui igualmente poderá haver lugar a episódios de queda de granizo, que poderão ser prejudiciais à atividade agrícola, trovoadas intensas, frequentes e concentradas e rajadas convectivas. Espera-se que nas últimas horas do dia o cenário seja de maior acalmia.

Este cenário meteorológico obrigou o IPMA a emitir avisos meteorológicos para todo o território continental, em períodos e estágios variáveis, devido à precipitação intensa e atividade elétrica. Atenção para as inundações repentinas!

Quanto ao resto do território continental, no Algarve a situação deverá ser mais calma. Ainda que seja esperada precipitação, não é expectável que haja lugar a trovoadas intensas, ainda que esta possam ocorrer de forma dispersa. Já no Alentejo, Área Metropolitana de Lisboa, Oeste e Vale do Tejo e Península de Setúbal, a previsão aponta para uma probabilidade baixa, ainda que o cenário se possa alterar ao longo do dia com a movimentação da massa de ar húmido para latitudes mais baixas.

Para este dia espera-se vento em geral fraco a moderado, proveniente do quadrante oeste, aumentando de intensidade ao longo do dia, e com probabilidade de rajadas fortes durante a tarde, aquando do período de maior atividade convectiva.

Boa notícia para o afastamento das poeiras do Saara, que neste dia serão pouco presentes, ao contrário do dia anterior (27). Assim, neste dia não assistiremos a “chuvas de lama”.

Sexta-feira fica marcada por uma forte atividade elétrica, que obrigou o IPMA a emitir avisos meteorológicos para todos os distritos do território continental.

Fim de semana mais calmo, adeus gota fria, olá sol?

Tal como a Meteored Portugal antecipara, o sábado (29), dia de São Pedro, ficará marcado pelo afastamento da depressão em altitude que pautou o estado do tempo no território continental quinta e sexta-feira. A gota fria vai embora, mas espera-se a aproximação de outro sistema depressionário.

Ainda assim, os resquícios da instabilidade provocada pela gota fria ainda se farão sentir em algumas regiões. O céu deverá apresentar-se em geral muito nublado, diminuindo de nebulosidade de forma gradual ao longo do dia, em especial a partir do meio da tarde. Espera-se nova descida da temperatura máxima, com alguns locais a chegar abaixo dos 20 ºC, um pouco frio para a época.

Durante a madrugada e início da manhã deverá ainda haver lugar à queda de aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro. Pela tarde, a tendência é que desapareçam. Já o vento deverá soprar fraco a moderado, do quadrante oeste.

Domingo (30) espera-se uma ligeira recuperação das temperaturas máximas. O céu vai apresentar-se pontualmente muito nublado, principalmente na região Sul a partir do início da tarde.

A aproximação de uma nova depressão deverá fazer cair alguma precipitação dos céus, em especial nas regiões Norte e Centro no período da tarde. Já o vento deverá soprar fraco a moderado do quadrante oeste, aumentando de intensidade ao longo dia e podendo ser por vezes forte nas terras altas. Destaque ainda para a possibilidade de formação de neblina e nevoeiros matinais nas regiões Norte e Centro.

Início da semana com recuperação das temperaturas

Segunda-feira (1) espera-se um novo aumento ligeiro das temperaturas máximas. O céu deverá apresentar-se muito nublado até ao final da manhã um pouco por todo o território nacional, dando lugar depois a bons períodos de sol. Alguma nebulosidade pode ainda persistir no interior Norte e Centro.

Há nova possibilidade de ocorrência de neblina e nevoeiros matinais nas regiões Norte e Centro do território continental. O vento deverá soprar fraco a moderado, de norte, diminuindo de intensidade ao longo do dia, apesar de poder ser pontualmente forte nas terras altas. Não se descarta a ocorrência de precipitação dispersa sob a forma de aguaceiros no interior das regiões Norte e Centro durante a tarde.