Muitas nuvens e sol: como estará o tempo na reta final de agosto?
Agosto tem mostrado alguma instabilidade ao nível das temperaturas, essencialmente na faixa litoral de Portugal Continental. Como será esta semana? Confira aqui!

Agosto começou com períodos de nevoeiro e com avisos vermelhos de temperatura extrema, visto que a mesma ultrapassava os 40ºC em vários distritos. Contudo, esta tendência não se manteve por muito tempo e, desde então, agosto tem sido um mês com altos e baixos nas temperaturas, principalmente na faixa litoral norte, sendo que esta baixou, em comparação com o mês de julho, em todo o território.
Esta instabilidade não passou apenas pela temperatura. Trouxe também alguma precipitação, ainda que pouca e em poucos locais do país, e trovoadas.
Reta final de agosto: que tempo teremos?
A semana iniciou-se bastante quente, por todo o país com temperaturas máximas de 26ºC, 28ºC e 29ºC para Viana do Castelo, Faro e Porto, respetivamente, e com temperaturas acima dos 30ºC para os restantes distritos, chegando aos 38ºC em Castelo Branco e Portalegre. Em Cuba (Beja) os termómetros podem alcançar os 39ºC, sendo esta a região mais quente desta segunda-feira!
Na terça-feira é esperado um aumento generalizado das temperaturas em todo o país, sendo que os únicos distritos abaixo dos 30ºC deverão ser Viana do Castelo, com 26ºC, e Faro, com 27ºC. Castelo Branco continuará com os termómetros na ordem dos 38ºC.
Contudo, a partir de quarta-feira deverá haver uma ligeira descida da temperatura em grande parte dos distritos, onde o Porto e Aveiro deverão registar apenas 23ºC, Viana do Castelo 24ºC e Faro 26ºC. Castelo Branco e Beja poderão ser os distritos mais quentes, com 35ºC.
A semana inicia-se com #temperaturas ️ típicas de #verão, contudo, a partir de quarta-feira poderá haver uma #descida das mesmas.
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) August 22, 2022
Mais mapas: https://t.co/3eR5ice3Kt pic.twitter.com/t2fAUSDDaU
Quinta-feira deverá manter a tendência do dia anterior, com ligeiras diferenças e a partir de sexta-feira já se deverá notar um aumento mais acentuado da temperatura, ainda que nada de significativo, essencialmente na faixa litoral. Aqui a máxima mais alta será de 35ºC para Castelo Branco e a máxima mais baixa será de 27ºC para Viana do Castelo, Lisboa e Faro.
Instabilidade atmosférica: haverá previsão de chuva?
Conforme os nossos modelos, apesar de haver alguns dias em que o céu se apresentará carregado de nuvens, infelizmente, não deverá haver a ocorrência de precipitação relevante, para atenuar os efeitos de seca que se fazem sentir.

Há a probabilidade de ocorrência de trovoada para Vila Real, para terça-feira. E o nosso mapa referente à chuva e pressão mostra que poderá haver queda de precipitação na quarta-feira, para o mesmo distrito.
Que tempo fará nas ilhas?
Nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, a temperatura máxima deverá andar entre os 23ºC e os 25ºC, com as mínimas sempre acima dos 20ºC, alternadamente, e há possibilidade de precipitação para os Açores, para quinta e sexta-feira.