Massa de ar frio chega com o fim-de-semana!
Atenção, vem aí o frio! Agasalhe-se pois as temperaturas vão começar a baixar a partir de amanhã. Prevê-se que as temperaturas baixem entre 10 ºC a 12 ºC durante o fim-de-semana, na generalidade do território nacional. Saiba porquê nas previsões!
No final desta semana, decorrerá um período entre 5 a 10 dias de tempo mais frio. Esta mudança brusca no tempo irá começar esta sexta-feira, com a vinda de uma perturbação de frente polar a descer para sul, em direção à Península Ibérica, substituindo a massa de ar quente que se têm mantido nos últimos tempos de forma pouco habitual. Uma frente muito ativa percorrerá a Península Ibérica de noroeste para sudeste deixando chuvas e aguaceiros generalizados, com probabilidade de neve nas áreas montanhosas.
Os Açores e a Madeira vão ser poupados a este choque invernal. Deverá precipitar amanhã de forma algo intensa na Região Sul, sendo que nas restantes Regiões o céu estará nublado ou muito nublado. O fim-de-semana será marcado pela entrada, em definitivo, de um ramo de circulação polar, caracterizado pela presença de ar muito frio, que resultará em temperaturas similares às que costumamos ter nos meses de Dezembro e Janeiro.
No sábado verificar-se-á uma descida das temperaturas entre 10 a 12°C na generalidade do território continental. Para além do frio, este será acompanhado por muito vento, especialmente do quadrante norte, com possibilidade de alguma precipitação e neve em contas inferiores a 1000 metros. Poderá precipitar sob a forma de neve nas regiões do Barroso e Gerês. Na próxima semana, poderá nevar em quantidade na serra da Estrela.
A sensação térmica causará elevado desconforto, devido ao vento forte o que acentuará o frio percecionado, especialmente nos territórios do interior. As primeiras geadas generalizadas vão ocorrer no interior e tal como já foi referido, esta vaga de ar frio durará praticamente toda a próxima semana.
Temperaturas negativas no domingo?
No domingo espera-se nova descida das temperaturas, especialmente nas mínimas, com céu geralmente nublado ou pouco nublado em praticamente todo o território continental, com exceção dos distritos de Lisboa e Setúbal que tem previsão de céu limpo. O vento moderado do quadrante norte continuará a fazer-se sentir neste dia, soprando entre 30 a 40 km/h. Prevê-se temperaturas mínimas negativas nos distritos de Bragança e da Guarda, no distrito do Porto a máxima não vai além do 13 ºC, em Lisboa atingirá os 14 ºC de máxima e no distrito de Faro a máxima rondará os 16 ºC.
Nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, choverá ao longo de todo o fim-de-semana no Funchal, com temperaturas amenizadas pelas massas de ar provenientes do Atlântico. O mesmo se sucede em Ponta Delgada em termos térmicos, com temperaturas na ordem dos 20 ºC, sendo que no domingo descem ligeiramente.