Mapas de precipitação da Meteored revelam as regiões de Portugal em que se prevê mais chuva até domingo, 12 de janeiro
A semana de 7 a 12 de janeiro de 2025 será marcada por condições meteorológicas inconstantes em Portugal Continental, com destaque para a influência de uma nova depressão. A precipitação será mais expressiva nas regiões Norte e Centro, especialmente na quarta-feira.
Espera-se para Portugal Continental uma semana de elevada variabilidade meteorológica, com condições a oscilar entre episódios de chuva intensa, vento forte e momentos de melhoria temporária. Uma nova depressão, prevista para o meio da semana, será o principal fator a influenciar o agravamento do tempo, particularmente nas regiões Norte e Centro.
Terça-feira com abertas, mas quarta-feira prevê-se precipitação associada a uma nova frente fria
Na terça-feira (7 de janeiro), espera-se um pequeno alívio nas condições meteorológicas nas regiões Centro e Sul, com abertas e menos precipitação. Contudo, o Norte continuará sob influência de aguaceiros frequentes, especialmente no Minho e Douro Litoral. O vento começou a intensificar-se esta tarde, sobretudo nas terras altas e litoral Norte. Ao mesmo tempo, as temperaturas máximas apresentam uma subida significativa, aproximando-se dos 16-18 °C no litoral.
Na quarta-feira (8 de janeiro) espera-se um agravamento do estado de tempo em Portugal Continental. A passagem da frente fria associada a uma depressão que circulará entre as Ilhas Britânicas e o norte da Península Ibérica trará períodos de chuva forte, especialmente durante a manhã, no Norte e Centro.
São esperados aguaceiros pontuais acompanhados de trovoadas e granizo, com a possibilidade de formação de supercélulas, aumentando o risco de fenómenos de vento extremo, no Norte Litoral, com especial incidência entre Viana do Castelo e Aveiro.
Final da semana pautado pela redução de precipitação em Portugal Continental
A precipitação diminuirá na quinta-feira, concentrando-se sobretudo no Norte e, pontualmente, no Centro. O Sul terá céu parcialmente nublado a pouco nublado. Para o final do dia de sexta-feira, espera-se que a probabilidade de precipitação se situe acima dos 90% em todo o país.
Para o fim de semana, espera-se que reduza a probabilidade de precipitação em território nacional. No entanto, há a probabilidade de ocorrência de aguaceiros na região Norte no sábado, dia 11, verificando-se uma diminuição da probabilidade ao longo do dia.
No domingo não se prevê a ocorrência de aguaceiros em território continental, embora os modelos sejam ainda suscetíveis a modificação ao longo da semana. Até domingo, prevê-se a precipitação acumulada até 155 mm na região do Minho.
As temperaturas máximas podem atingir valores relativamente elevados para a época, chegando aos 19 °C em Faro. Este padrão reforça a tendência para uma anomalia térmica semanal relativamente positiva de aproximadamente 1 °C em relação à média do período de referência.
Em geral, esta semana será marcada pela transição meteorológica, com o impacte de sistemas de baixa pressão no início, seguido de estabilização para a estação do ano no fim de semana, sobretudo, no Sul do país.
A população das regiões norte e centro devem estar atentos à monitorização das condições meteorológicas durante a semana e tomar as devidas precauções, especialmente devido à incerteza das condições no dia 8 de janeiro, quando se prevê a possibilidade de agravamento mais significativo das condições do estado do tempo.