Mapas da Meteored revelam uma descida drástica das temperaturas em Portugal: este será o dia-chave
Vem aí uma massa de ar polar marítima que deixará as temperaturas abaixo da média para a estação. Nalgumas regiões de Portugal preveem-se mínimas inferiores a 10 ºC ou inclusive abaixo dos 5 ºC. Eis a previsão do tempo.
Após as frentes muito ativas geradas pela Depressão Aitor e reforçadas pelo rio atmosférico, que resultaram num episódio de tempo instável que durará até cerca do início da noite de quinta-feira (26), prevê-se a chegada de uma massa de ar polar marítima a Portugal.
O motivo pela qual ocorrerá esta entrada de frio deve-se à formação da depressão Aitor perto das Ilhas Britânicas. Ao deslocar-se para leste, atravessará rapidamente a França. Na retaguarda de Aitor, o vento soprará do quadrante Norte, impulsionando-se em direção à nossa geografia devido à posição do anticiclone dos Açores, disposto longitudinalmente no Atlântico.
Semana mais fria do que o normal no Continente, apesar do ‘sobe e desce’ das temperaturas
De acordo com o modelo de confiança da Meteored, a semana que terminará a 29 de setembro registará anomalias negativas de temperatura de norte a sul de Portugal continental, apesar das variações de temperatura (subidas e descidas).
O valor médio das anomalias esta semana serão de -1 a -3 ºC em quase todo o território. Nas zonas costeiras dos distritos de Leiria e Lisboa, nalguns locais do distrito de Beja e em toda a região do Algarve essa anomalia será mais suave (até 1 ºC abaixo do normal).
A exceção será encontrada nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Na primeira unidade territorial insular referidas serão significativas (entre 1 e 3 ºC acima do normal). Na segunda unidade territorial referida as anomalias térmicas serão ligeiramente positivas (até 1 ºC acima do normal).
Quando é que as temperaturas começam a descer?
A massa de ar frio entrará de noroeste já amanhã - quinta-feira (26) - instalando-se e espalhando-se pela geografia de Portugal continental na sexta (27) e no sábado (28). A partir de domingo (29) as temperaturas vão começar a recuperar, sendo apanágio do que acontecerá na próxima semana.
Assim, para a semana que vem (30 de setembro a 6 de outubro), a massa de ar frio será rapidamente substituída por uma massa de ar mais quente, pelo que iremos sentir e testemunhar uma montanha-russa térmica “em toda a linha”. Esta quinta-feira (26) as temperaturas irão descer, sobretudo as mínimas. As máximas situar-se-ão entre 20 e 25 ºC em grande parte de Portugal continental.
A descida térmica será acentuada e com particular impacto na sexta-feira (27), com as temperaturas máximas a não ultrapassarem os 18 ºC na Região Norte.
Nos distritos mais setentrionais as temperaturas máximas situar-se-ão entre 2 e 10 ºC abaixo dos valores médios da estação.
No sábado (28), as temperaturas só irão ultrapassar os 25 ºC no Baixo Alentejo (Beja) e no Sotavento Algarvio (Faro). O tempo estará mais fresco, regra geral, nas regiões a norte do rio Tejo, com as temperaturas a chegarem, no máximo aos 22/23 ºC.
Temperaturas mínimas iguais ou inferiores a 5 ºC nestas zonas
A noite mais fria será a de sexta (27) para sábado, 28 de setembro. Ora, na madrugada de 28 de setembro, já com a massa de ar frio plenamente espalhada pelo nosso território, as temperaturas mínimas baixarão até aos 4 ºC/5 ºC em locais dos distritos de Bragança e Guarda.
Nos restantes distritos do interior Norte (Vila Real) e Centro (Viseu), bem como no interior dos restantes distritos do Norte e do Centro (Viana do Castelo, Braga e Porto; e ainda Aveiro, Coimbra e Leiria) as mínimas situar-se-ão entre 6 e 9 ºC. Nos locais do litoral Norte e Centro, mais próximos ao mar, preveem-se 10/11 ºC. A sul de Montejunto-Estrela, de uma forma geral, as temperaturas mínimas estarão ligeiramente mais altas (entre 11 e 16 ºC).
Para domingo (29) prevê-se uma subida das temperaturas, presságio da chegada de uma massa de ar mais quente que substituirá a de ar polar marítimo.