Mais chuva forte a caminho de Portugal: após Kirk, os nossos mapas preveem uma nova tempestade a partir deste dia
Esta semana vai continuar a ser marcada maioritariamente por estados do tempo com muita chuva, vento e trovoada em Portugal. Acompanhe todas as informações na nossa previsão!
Este dia de quarta-feira (9) está a ser marcado por precipitação intensa que atinge essencialmente as regiões do Norte de Portugal continental. A madrugada foi e a manhã está a ser marcada por algumas ocorrências como desabamentos de terras, inundações urbanas, cheias em alguns cursos de água e queda de infraestruturas móveis.
Espera-se que durante o dia de hoje, os efeitos do ciclone extratropical Kirk se dissipem, na sua caminha para Nordeste, em direção às Ilhas Britânicas. Contudo, tanto no dia de ontem como no de hoje foram emitidos alguns avisos meteorológicos no Norte do país. Começaram por ser 6 distritos (Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real, Aveiro e Viseu) no amarelo, sendo que a partir das 21:00, Viana do Castelo e Braga subiram para laranja devido à intensidade da precipitação.
Para o dia de hoje, para além dos distritos mencionados, espera-se que Bragança e Guarda também sejam incluídos num aviso laranja devido ao vento forte. Já para Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém e Lisboa estará em vigor um aviso amarelo relacionado igualmente com o vento. Em toda a linha de costa vai vigorar um aviso laranja, durante todo o dia, devido à forte agitação marítima provocada pela passagem do Kirk.
A severidade da situação, que se manifesta na ativação destes avisos, acaba por atestar as previsões anteriormente feitas pelo nosso portal, quanto à magnitude e dimensão deste evento.
Quinta e sexta: dias opostos
O dia de quinta-feira (10) ficará marcado pelo regresso do tempo ameno. São esperados alguns aguaceiros no litoral Noroeste e no Sul do país, mas as temperaturas continuarão amenas, apesar da ligeira descida. A exceção será mesmo o interior centro e o Nordeste do país que já registará temperaturas mínimas entre os 7 ºC (Bragança e Guarda) e os 9 ºC (Castelo Branco e Vila Real).
A manhã de quinta (10) trará algum nevoeiro ou neblina ao longo do dia, o céu vai apresentar-se geralmente muito nublado. Todas as geografias insulares poderão contar com chuva e nebulosidade, durante todo o dia. As temperaturas continuarão agradáveis para a altura do ano: no arquipélago da Madeira as mínimas podem variar entre os 20 ºC (Calheta) e os 23 ºC (Porto Moniz). Já as máximas podem variar entre os 23 ºC (Calheta) e os 26 ºC (São Vicente).
Para os Açores, a receita é a mesma: chuva e temperaturas amenas, com as mínimas a variarem entre os 18 ºC (Angra do Heroísmo) e os 20 ºC (Ponta Delgada) e as máximas entre os 23 ºC (Santa Cruz das Flores) e os 24 ºC (Ribeira Grande). Se nos arquipélagos, a sexta-feira será mais do mesmo, em quase todas as ilhas, o dia em Portugal Continental não podia ser mais diferente.
Sexta-feira, cartão de visita para o fim de semana
Dia de tempestade, dia ameno, dia de tempestade: parece ser este o padrão meteorológico da semana. O dia de sexta-feira (11) deverá voltar a ficar marcado pelo regresso da chuva a todo o território continental. Um novo sistema depressionário passará a Noroeste da Península Ibérica trazendo mais chuva a uma região que já terá recebido algumas centenas de milímetros, ao longo da semana.
As temperaturas continuarão dentro do padrão, com as mínimas e as máximas mais baixas a registarem-se no Nordeste Transmontano. De resto, as máximas estarão acima dos 20 ºC em grande parte dos distritos. A particularidade deste dia é que a trovoada será esperada em praticamente todo o território, de Norte a Sul. Apenas os distritos de Évora, Castelo Branco e Guarda terão menos probabilidade de registar esta situação.
Podemos assim considerar que a nossa previsão mantém, para o fim semana, o carrossel que se viveu e vai viver durante a semana: mais chuva no sábado e um dia mais ameno e soalheiro no domingo. Apenas as temperaturas manterão a toada de amenidade, situação agradável para a altura do ano em que nos encontramos, remetendo-nos até para uma geografia mais tropical.
Açores e Madeira: um pouco de bonança
Para os Arquipélagos a situação será um pouco mais calma no final da semana. Para os Açores, apenas na ilha do Pico e em São Miguel é esperada alguma chuva. Poderão ocorrer alguns aguaceiros, mas também se podem registar períodos de boas abertas. Nas restantes ilhas do arquipélago não está prevista chuva, sendo que as temperaturas vão descer ligeiramente (tanto as máximas como as mínimas).
A mínima poderá variar entre os 17 ºC (Santa Cruz da Graciosa) e os 19 ºC (Ponta Delgada), sendo que as máximas não irão além dos 21 ºC (Madalena do Pico). As ilhas do arquipélago da Madeira, essas sim, poderão contar com alguma chuva. Na maior ilha, a precipitação vai cair tanto na vertente Norte como na vertente Sul.
As temperaturas não vão registar grandes diferenças já que as máximas poderão variar entre os 23 ºC (Calheta) e os 26 ºC (Funchal) e as mínimas entre os 19 ºC (também da Calheta) e os 22 ºC (Funchal).