Maio despede-se com calor intenso: termómetros chegarão aos 38 ºC!
Para os próximos dias o tempo estável e, em geral, soalheiro continuará no continente. Além disso, este panorama será reforçada por uma subida acentuada das temperaturas em todo o país. Confira aqui a previsão!
Estamos prestes a entrar no verão climatológico, que terá início na próxima terça-feira. Antes temos por diante o último fim de semana de maio, que irá encerrar uma primavera muito peculiar no nosso país desde o ponto de vista meteorológico, marcada por meses de março e maio relativamente secos em contraste com um abril mais húmido e tempestuoso. E a etapa final da semana, como será?
Poeiras, pólenes e sol
Sem quaisquer indícios de precipitação estimados pelo ECMWF para quinta e sexta-feira em qualquer ponto de Portugal continental, são o sol e o calor gerado pelas temperaturas elevadas, sobretudo no interior Centro e na região Sul que dominam o panorama meteorológico. O tempo traduz-se assim numa estabilidade que já dura há vários dias e que, poderá inclusive, levar a um dos meses de maio mais secos dos últimos anos.
Porém, para os próximos dias há outros fatores a ter em conta que se podem transformar num problema para as pessoas com alergias e/ou doenças do foro respiratório: a concentração elevada de pólenes no ar e a uma grande quantidade de poeiras em suspensão oriundas do Norte de África. Apesar de alguns períodos de céu limpo, não será de estranhar se presenciar em algum momento o céu com uma tonalidade acastanhada ou até mesmo esbranquiçada, originado pelas poeiras.
Fim de semana em que os termómetros disparam em todo o país: quase 40 ºC no vale do Guadiana
Tal como anteriormente mencionado, o nosso modelo de maior confiança, o do ECMWF, antecipa um fim de semana caracterizado por uma situação estável e de calor intenso, especialmente no domingo.
Ao longo das próximas horas, e sobretudo a partir de sábado, a crista anticiclónica subirá e impôr-se-á sobre o nosso país, cobrindo todo o território, sem exceções. Nesse dia, estará ligeiramente mais nublado no litoral Norte e também consideravelmente mais fresco nesta área em relação ao resto do país, mas a tendência será para o reforço do calor. O vento continuará a soprar do quadrante Norte ou Noroeste, tal como nos últimos dias, com mais intensidade no início da manhã ou ao final da tarde.
As temperaturas diurnas vão subir de forma acentuada, com os valores mais elevados a surgirem no domingo, onde no vale do Guadiana os termómetros rondarão os 34/35 ºC, chegando aos 38 ºC em Mértola e perto disso nalguns pontos das regiões em redor. Realce-se Ribatejo e Oeste (Coruche), Beira Baixa (Vila Velha de Ródão), Alentejo (Reguengos de Monsaraz, Serpa) e Algarve (Alcoutim).
Não será de menosprezar valores próximos aos 30 ºC em pontos do interior Norte, como Viseu e Vila Real. Em Lisboa registar-se-ão 31 ºC no próximo domingo. Em quase metade das capitais de distrito do país, o termómetro disparará e ultrapassará os 30 ºC este fim de semana!
E nos Arquipélagos?
Para os Açores e para a Madeira prevê-se um panorama distinto. Mais ameno e com amplitudes térmicas diárias muito reduzidas, o que se traduz inevitavelmente num maior conforto térmico.
Para as ilhas açorianas, prevê-se precipitação dispersa e fraca distribuída pelos Grupos Central e Oriental, e alguns períodos de céu nublado ou pouco nublado, acompanhados pelo vento Norte com fraca intensidade. Já na Madeira, o vento Norte soprará moderado, por vezes forte. Prevê-se alguns chuviscos, sobretudo na vertente Sul e Leste da ilha tanto no sábado como no domingo, se bem que também poderia precipitar em pontos da parte norte, como em Porto Moniz.