Junho despede-se com “alívio” nas temperaturas e forte nortada: o que virá depois?
A onda de calor terminou esta quarta, com calor intenso em várias regiões de Portugal. Nos próximos dias prevê-se alívio térmico e vento forte de Norte. E no primeiro fim de semana de julho, que tempo fará? Consulte a previsão!
Hoje, quarta-feira 28 de junho, registou-se outro dia muito quente em Portugal, sobretudo da Beira Baixa para sul. Em várias cidades, vilas e localidades a sul da região anteriormente mencionada, a temperatura máxima rondou ou ultrapassou os 35 ºC, salientando-se as cidades e capitais de distrito de Castelo Branco e Portalegre (37 ºC), Évora e Beja (39 ºC).
Apesar da previsão de céu limpo, algo que efetivamente aconteceu, a verdade é que durante uma grande parte do dia o firmamento apresentou uma tonalidade acinzentada devido à nuvem de fumo dos incêndios do Canadá que encobriu a tonalidade azul típica de um estado do tempo estável e soalheiro. Além disto, foi já notório, durante a tarde de hoje, um aumento da intensidade do vento do quadrante Norte.
Quinta-feira com descida acentuada da temperatura e nortada
Para quinta, 29 de junho, espera-se que a entrada de uma massa de ar mais fresca (cuja aproximação já se fez sentir esta quarta), procedente do Atlântico Norte e de latitudes mais setentrionais, cause uma notável descida na temperatura, sobretudo na máxima. O vento soprará do quadrante Norte com mais intensidade, prevendo-se rajadas máximas de até 75 km/h no litoral oeste e de até 80 km/h nas terras altas. De norte a sul de Portugal continental, e em particular durante a tarde, a ventania será intensa e não se descarta a ocorrência de estragos.
Esta quinta-feira (29), apesar do calor tipicamente veranil, a temperatura máxima e o ambiente térmico estarão perfeitamente adequados para a época do ano, com valores térmicos dentro da média climatológica de referência, quebrando a tendência apresentada nos últimos dias na qual foi vivida a primeira onda de calor do verão de 2023.
Assim sendo, para quinta (29) prevê-se temperatura máxima de 25 ºC no Porto e na Guarda, 27 ºC em Braga e Coimbra, 26 ºC em Lisboa, 32 ºC em Castelo Branco, Portalegre e Évora e 35 ºC em Beja. Prevê-se que as mínimas oscilem entre 14 ºC e 19 ºC em grande parte da nossa geografia, exceto em Portalegre (20 ºC) e Faro (23 ºC) onde a noite continuará a registar um carácter tropical.
Para sexta-feira (30) o estado do tempo será idêntico. Bastante estável, soalheiro e com céu limpo ou pouco nublado (mas eventualmente condicionado pela nuvem de fumo dos incêndios do Canadá). Ainda assim, a temperatura máxima registará uma pequena subida, um pouco por todo o país, exceto no Algarve onde poderá descer. A nortada continuará bem presente em todo o país, esperando-se que o período da tarde, entre as 13:00 e as 19:00, seja o de maior intensidade.
E o primeiro fim de semana de julho?
Para o primeiro fim de semana de julho prevê-se um tempo tipicamente de verão, seco e soalheiro em praticamente todo o território de Portugal continental. Poderão surgir nuvens altas no Nordeste Transmontano e na Beira Alta. A temperatura, seguindo a tendência de sexta-feira, dia 30 e último dia de junho, continuará a subir.
No sábado (1) essa subida térmica será mais notória no Norte do país. E no domingo (2), alastrar-se-á às restantes regiões. O calor intenso voltará a algumas partes do país, destacando-se sobretudo a Beira Baixa e o Alentejo, regiões onde a temperatura máxima voltará a variar entre os 35 ºC e 40 ºC, com uma boa parte das cidades capitais de distrito a registar 37 ºC (Castelo Branco, Portalegre ou Évora, por exemplo).