João Tomás confirma a reviravolta no tempo: a partir deste fim de semana um carrossel de frentes chegará a Portugal

O estado do tempo para o fim de semana pode representar nova reviravolta no panorama de acalmia que se estabeleceu na última semana. Acompanhe a nossa previsão e fique a conhecer as áreas mais afetadas de Portugal!

    Depois de uma semana de relativa acalmia, que se traduziu numa descida acentuada das temperaturas, em especial das mínimas, no território continental, o cenário de regresso da chuva a Portugal durante o fim de semana parece ganhar cada vez mais força.

    O dia de domingo (19) marca uma mudança abrupta no estado do tempo, principalmente no território continental.

    As temperaturas mais baixas, que se fizeram sentir ao longo da semana, um pouco por todo o país, vão manter-se pelo menos até sábado, já que tanto hoje como amanhã (sexta-feira, dia 17) poderemos contar com valores a rondar os 0 ºC, podendo mesmo registar valores negativos no Nordeste de Portugal (-1 ºC em Bragança e -4 ºC na Guarda).

    Rajadas de vento.
    Para sexta-feira é esperado vento moderado a forte, com rajadas que podem variar entre os 50 km/h e os 65 km/h, em certas regiões do litoral e nas terras altas.

    Apesar de se registar um acentuado arrefecimento noturno, durante o dia o Sol vai continuar a brilhar sem grandes condicionantes, à exceção da neblina que se pode formar em alguns locais do litoral Sul. Ainda antes do fim de semana espera-se algum vento, que pode soprar forte no litoral e nas terras altas (rajadas na ordem dos 65 km/h).

    No sábado o padrão mantém-se

    O dia de sábado será marcado pela manutenção do padrão que se evidenciou durante a semana. Espera-se um céu pouco nublado ou limpo, com alguma nebulosidade em Trás-os-Montes e na Beira Alta. Já para o final do dia, espera-se que a nebulosidade surja, de Oeste para Este e que acabe por cobrir o céu noturno. As temperaturas mínimas poderão descer ainda mais.

    Temperatura.
    As temperaturas na madrugada de sábado vão estar claramente abaixo dos 0 ºC em grande parte do Norte e do Nordeste do território continental.

    Nos territórios dos distritos da Guarda, Bragança e Vila Real vão-se registar as mínimas mais baixas (-2 ºC, -1 ºC e -1 ºC, respetivamente). Já Faro poderá contar com a mínima menos desagradável: 8 ºC. A máxima deverá variar entre os 7 ºC (Guarda) e os 15 ºC (Coimbra).

    Para os territórios insulares, nomeadamente no arquipélago dos Açores, é esperada alguma chuva em forma de aguaceiros, que incidirá mais nos grupos Central e Ocidental. As temperaturas mínimas vão variar entre os 13 ºC (Ribeira Grande) e os 15 ºC (Santa Cruz das Flores).

    Precipitação acumulada
    O Grupo Central dos Açores, com especial destaque para a ilha do Pico, é das áreas do país que vai registar valores mais elevados de acumulação de precipitação, até ao final do dia de sábado.

    Já no Arquipélago da Madeira, apenas está prevista alguma precipitação na costa Sul, nomeadamente perto do Funchal. Todos os outros territórios poderão contar com bastante nebulosidade, mas sem chuva. As mínimas vão estar um pouco abaixo do que se tem registado nas últimas semanas: vão variar entre os 12 ºC (Calheta) e os 17 ºC (Vila Baleira). Já as máximas vão rondar os 19 ºC em quase todas as geografias deste arquipélago.

    Domingo: continua o tempo frio… mas com chuva!

    O dia de domingo (19) marca uma mudança abrupta no estado do tempo, principalmente no território continental. É esperada chuva de Norte a Sul, mantendo-se o acentuado arrefecimento noturno nas regiões do interior. Tanto a Guarda (-1 ºC) como Bragança (-2 ºC) vão continuar com as mínimas abaixo de 0 ºC. No litoral Centro e Sul é esperada uma ligeira subida das mínimas, com estas a aproximarem-se dos 10ºC (Faro registará 8 ºC e Lisboa 9 ºC). Este dia também poderá ficar marcado pela queda de neve nos pontos de maior altitude do interior Norte e Centro.

    probabilidade de chuva
    A partir de domingo (19) os sistemas de baixas pressões posicionados a oeste de Portugal continental e as respetivas frentes mudarão o estado do tempo no país. Como se vê neste mapa da próxima segunda-feira, 20 de janeiro, a probabilidade de precipitação (sob a forma de chuva e/ou neve) terá tendência a aumentar.

    As temperaturas máximas poderão variar entre os 4 ºC (Bragança e Guarda) e os 15 ºC (Faro). Um conjunto de frentes e depressões vai trazer instabilidade atmosférica, muita chuva e vento, a partir de domingo e provavelmente durante quase toda a semana. Os Açores vão acompanhar a tendência do continente e poderão esperar chuva em todas as 9 ilhas.

    Tanto as mínimas como as máximas manter-se-ão a variar entre os 13 ºC (Madalena) e os 15 ºC (Ponta Delgada) e 18 ºC (Angra do Heroísmo) e os 19 ºC (Ribeira Grande), respetivamente. Já para as ilhas do arquipélago da Madeira, estão esperadas condições semelhantes. A chuva marcará presença, tanto na costa Norte, como na costa Sul e na ilha do Porto Santo. As mínimas vão registar uma ligeira subida, podendo variar entre os 15 ºC (São Vicente) e os 18 ºC (Vila Baleira). Já as máximas poderão oscilar entre os 18 ºC (Calheta) e os 21 ºC (Funchal).

    Segundo o nosso modelo de previsão, a chuva vai ser presença no domingo e ao longo de grande parte da próxima semana, portanto se planeia atividades ao ar livre, é melhor esperar por um fim de semana com melhores condições meteorológicas.