IPMA emite avisos laranja e amarelo para 10 distritos de Portugal continental devido à agitação marítima e precipitação

A agitação marítima e a precipitação irão piorar nas próximas horas, tendo o IPMA emitido vários avisos amarelos e laranja para 10 distritos do país. Confira quais.
A já anunciada linha de instabilidade que já começou a afetar Portugal, especialmente a região Norte, com chuva fraca a moderada, também já levou a que o IPMA lançasse vários avisos meteorológicos a 10 distritos do continente.
Conseguimos observar a chegada e a deslocação desta linha de instabilidade que se está a traduzir em agitação marítima em todo o litoral e em precipitação, por vezes intensa, no noroeste do país.
Destes 10 distritos, 7 estão sob aviso laranja devido à agitação marítima. Distritos como Viana do Castelo e Braga, para além do aviso laranja devido ao estado do mar, que vigorará entre as 12:32h e as 18h de hoje, estão sob aviso amarelo devido à precipitação entre as 18h de hoje e as 3h de amanhã, dia 25 de fevereiro.
Os avisos meteorológicos deverão manter-se em vigor até às 3h do dia 25
Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo encontram-se todos sob aviso laranja desde as 12:32h devido à agitação marítima e assim deverão permanecer até às 18h de hoje, passando de imediato para aviso amarelo, que se irá manter em vigor até às 3h da manhã do dia 25.

Este aviso laranja alerta para ondas de noroeste de 4,5 a 5,5 metros, podendo atingir altura máxima de 9 metros, segundo o IPMA. Já o amarelo informa para ondas de noroeste com altura entre 4 a 5 metros.
Distritos como Beja, Faro e Setúbal estarão também sob aviso amarelo para a agitação marítima entre as 15h de hoje e as 3h de amanhã.
Terça-feira poderá ainda contar com alguma chuva fraca
Depois da passagem desta instabilidade, a manhã de terça-feira poderá contar com alguns períodos de chuva fraca, especialmente na região Sul, antes de se dissipar totalmente nas primeiras horas da tarde.
Assim, a nebulosidade também poderá dissipar-se, dando lugar a um resto de dia seco e soalheiro em praticamente toda a nossa geografia continental.
Quanto às temperaturas, entre segunda e terça-feira denotar-se-á uma diminuição dos valores mínimos, especialmente na região Norte, onde a mínima esperada para Bragança e Guarda é de 1 ºC, sendo estes os distritos mais frios do país. Ainda assim, são esperadas máximas de 19 ºC para Faro, seguidas de 17 ºC para Lisboa, Santarém e Coimbra.
Quarta-feira será um dia seco, mas mais frio face aos dias anteriores
Quarta-feira amanhecerá soalheiro, com alguma nebulosidade especialmente na região Centro, ainda que, com o passar das horas, as outras regiões possam também ficar cobertas. Porém, não há possibilidade de chuva para o continente.

Entre terça e quarta-feira haverá nova descida das temperaturas, desta vez generalizada, ainda que mais percetível nas mínimas. Neste dia, as mínimas irão oscilar entre os -1ºC em Bragança e Guarda - devendo estes valores serem mais baixos nas regiões montanhosas, como no caso da Serra da Estrela, onde os termómetros poderão descer até aos -3 ºC -, e os 9 ºC em Faro e Lisboa.
Já as temperaturas máximas poderão variar entre os 10 ºC também para o distrito da Guarda e os 17 ºC para os distritos de Faro, Santarém e Coimbra. Desta forma, quarta-feira poderá ser o dia mais frio da semana, contudo, mantenha-se atento a todas as nossas atualizações, em tempo.pt.