IPMA emite avisos laranja e amarelo: Açores exposto a depressão que trará vento forte, chuva e ondas até 15 metros

A partir desta quarta-feira, 19 de fevereiro, o arquipélago dos Açores será atingido por uma depressão atlântica, com vento forte, chuva intensa e agitação marítima, especialmente nos Grupos Ocidental e Central.

Depois da ocorrência de neve no passado fim de semana, a partir desta quarta-feira, 19 de fevereiro, o arquipélago dos Açores começará a sentir os primeiros efeitos da aproximação de uma depressão atlântica que se encontra em cavamento a norte do arquipélago. Este sistema meteorológico deverá provocar condições adversas, em particular nos Grupos Ocidental e Central, onde se espera vento forte, chuva intensa e agitação marítima severa.

Açores sob aviso laranja devido a depressão atlântica: rajadas de vento e ondulação

Na quinta-feira, o céu apresentar-se-á muito nublado, com períodos de chuva por vezes forte, especialmente nas ilhas Ocidentais e Centrais. O vento soprará com intensidade forte a muito forte, podendo as rajadas atingir os 110 km/h nestas ilhas. As ilhas Orientais também serão afetadas, embora com menor intensidade, registando rajadas de até 95 km/h.

Rajadas de vento esta quinta-feira nos Açores
Rajadas de vento, por vezes fortes, deixam a Região Autónoma dos Açores em alerta. As ilhas Ocidentais podem registar rajadas até 110 km/h.

A agitação marítima será um dos fatores mais preocupantes, com ondas significativas que poderão atingir entre 10 e 15 metros nas ilhas Ocidentais e Centrais. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) está a lançar os avisos laranja devido ao vento forte e à agitação marítima.

Rajadas de vento
Superfície frontal fria associada a uma depressão situada a norte dos Açores deixa aviso laranja do IPMA e atenção redobrada aos efeitos adversos.

Vejamos, acima, as nossas cartas de previsão sinótica, para as 12h desta quinta-feira, com aquela que será uma depressão de alto impacto nos Açores e na Península Ibérica, posicionada a Norte do referido arquipélago, com pressão já inferior a 990 hPa e em intensificação no movimento para Nordeste.

Depressão enfraquece na sexta-feira, mas autoridades alertam para precaução

Na sexta-feira, 21 de fevereiro, a depressão continuará a afetar o arquipélago, mas os efeitos mais severos deverão começar a dissipar-se ao longo do dia. A chuva será menos intensa e os períodos de abertas tornar-se-ão mais frequentes, especialmente nas ilhas Ocidentais e Centrais. O vento também deverá enfraquecer progressivamente, e a agitação marítima diminuirá gradualmente, embora o mar se mantenha ainda agitado durante uma boa parte do dia.

Apesar da melhoria esperada a partir do final de sexta-feira, as autoridades locais recomendam precaução, especialmente para as atividades marítimas e costeiras. Os habitantes das ilhas mais expostas devem evitar deslocações desnecessárias e manter-se atentos às atualizações meteorológicas e aos avisos do IPMA.

Durante o fim de semana, 22 e 23 de fevereiro, o tempo nos Açores deverá estabilizar, com céu parcialmente nublado e possibilidade de alguns aguaceiros fracos. O vento será fraco a moderado e o estado do mar deverá melhorar significativamente.

Instabilidade atmosférica persistirá, mas mau tempo agrava em Portugal Continental a partir de sexta-feira

Esta situação meteorológica insere-se numa fase de maior instabilidade atmosférica no Atlântico Norte, que deverá persistir nos próximos dias, exigindo atenção redobrada por parte da população açoriana.

Se está em Portugal Continental, o tempo irá agravar-se a partir de sexta-feira, com um aumento gradual da nebulosidade e alguma precipitação, em geral, fraca na região Norte. As temperaturas mantêm-se acima da média, com dias mais longos a resultarem em temperaturas máximas mais elevadas, que ultrapassam os 20 ºC em alguns locais.