IPMA emite aviso laranja e amarelo. Eis onde se prevê chuva, trovoada, vento, agitação marítima e neve nos próximos dias

Até domingo, 16 de fevereiro, prevê-se chuva, neve, trovoada, vento e agitação marítima em várias regiões de Portugal, incluindo Açores e Madeira. Saiba quando será o período mais adverso do estado do tempo na sua região!

Entre os dias 13 e 16 de fevereiro haverá vários protagonistas na meteorologia! Em Portugal continental as altas pressões serão dominantes, provocando um estado do tempo maioritariamente estável hoje (13) e amanhã - sexta-feira, 14 de fevereiro e Dia de São Valentim. Mesmo assim, persiste a possibilidade de precipitação fraca no litoral Norte e Centro, em particular no Minho e Douro Litoral.

Para o fim de semana de 15 e 16 de fevereiro espera-se uma mudança neste panorama de estabilidade atmosférica. Nalguns períodos da jornada de sábado (15) e especialmente entre a meia-noite e o meio-dia de domingo, dia 16, uma frente gerada por um vale depressionário provocará chuva em grande parte da geografia do Continente.

Prevê-se uma acumulação de precipitação mais volumosa nas regiões situadas a norte do rio Mondego e a oeste da Barreira de Condensação (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e setores ocidentais de Vila Real e Viseu). Apenas o Alentejo Central (distrito de Évora), o Baixo Alentejo (distrito de Beja) e o Algarve (distrito de Faro) deverão escapar à chuva.

chuva acumulada em milímetros
Nos próximos dias prevê-se chuva nas três unidades territoriais de Portugal: Continente, Açores e Madeira.

Com o vento húmido e temperado, proveniente do Atlântico e a soprar maioritariamente de Sul e Oeste, as temperaturas diurnas serão amenas para a época do ano em Portugal continental, podendo atingir os 18/19 ºC em vários locais das Regiões Centro e Sul. As temperaturas mínimas manter-se-ão relativamente baixas.

Arquipélagos sob aviso amarelo. Grupo Ocidental dos Açores sob aviso laranja devido a agitação marítima

Para o arquipélago da Madeira o maior período de instabilidade meteorológica está previsto para sexta (14) e sábado (15). O IPMA emitiu aviso amarelo de agitação marítima (vertente Norte da Madeira e ilha de Porto Santo) e de precipitação (vertente norte, vertente sul, Regiões Montanhosas e Porto Santo), que poderá ser ocasionalmente forte e potencialmente acompanhada de trovoada. Para domingo (16) prevê-se céu pouco nublado ou limpo na Madeira.

Toda esta instabilidade atmosférica será causada por uma depressão que, centrada a norte dos Açores, impulsionará uma massa de ar polar marítima para o mencionado arquipélago. O ar muito frio já está, desde hoje dia 13, em franca aproximação às ilhas açorianas (as mais ocidentais), com o ápice do tempo frio previsto para sexta-feira (14), quando o ar polar varrer todo o arquipélago de oeste para leste.

Açores
Grupo Oriental sob aviso amarelo de precipitação e vento, Grupo Central sob aviso amarelo de precipitação, vento e agitação marítima e Grupo Ocidental sob aviso amarelo de vento e agitação marítima (elevará a laranja durante as últimas 6 horas de sexta-feira, 14 de fevereiro). Estes avisos estarão em vigor entre hoje, dia 13 e sábado, 15 de fevereiro.

A descida das temperaturas será acentuada e em Santa Cruz das Flores, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, espera-se que as temperaturas mínimas oscilem entre os 5 ºC e os 7 ºC e as máximas entre os 12 ºC e os 14 ºC.

aviso laranja Açores agitação marítima
Para o Grupo Ocidental dos Açores (Corvo e Flores) prevê-se aviso laranja de agitação marítima entre as 18:00 de sexta-feira (14) e as 00:00 de sábado (15). Neste período os mapas da Meteored revelam ondas de noroeste com 6/7 metros de altura significativa e 13/14 metros de altura máxima.

As frentes e linhas de instabilidade associadas à depressão que circulará a norte dos Açores resultarão em períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes de granizo, bem como a possibilidade de queda de neve na montanha do Pico (ilha do Pico) entre a meia-noite e as 15:00 de sexta-feira, 14 de fevereiro.

Para o referido período - entre as 00:00 e as 15:00 de sexta-feira (14) - é igualmente importante realçar a possibilidade de queda de neve para os pontos mais elevados de outras ilhas, tais como Corvo (Morro dos Homens), Flores (Morro Alto), Faial (Cabeço Gordo), Terceira (Serra de Santa Bárbara) e São Jorge (Pico da Esperança), embora a probabilidade seja bastante reduzida.

No domingo (16) é expectável uma melhoria substancial do estado do tempo em ambos os arquipélagos, exceto no Grupo Oriental dos Açores onde a precipitação poderá persistir com alguma intensidade durante uma parte significativa do dia.