IPMA emite aviso amarelo em 3 distritos. Frente fria chega a Portugal na terça, 11 de fevereiro e deixará estes efeitos
![](https://services.meteored.com/img/video/preview/dailymotion-x9dv6ke_1024.jpg)
Os remanescentes da depressão que afetou os Açores nos últimos dias irão chegar a Portugal continental já na próxima madrugada. Saiba aqui quais os seus efeitos e as regiões mais afetadas.
A semana iniciou-se cinzenta, com algumas pausas na chuva, apesar desta continuar a cair de forma pontual em alguns locais do Norte e Centro do país. Ainda assim, é esperado que nas últimas horas do dia não haja ocorrência de chuva no território.
No mapa de chuva prevista conseguimos observar com clareza a chegada desta frente e a área que irá abranger.
Quanto às temperaturas, a máxima mais elevada estimada para hoje é de 18 ºC para os distritos de Faro, Beja, Santarém e Coimbra, e a mínima mais baixa é de 5 ºC, para o distrito da Guarda.
Terça-feira será marcada por chuva em toda a geografia continental. IPMA emite aviso amarelo para 3 distritos
Será durante a madrugada que a chuva dará entrada no continente português pelo litoral oeste da região Sul e pelo litoral Algarvio, duas das zonas que acumularão mais precipitação ao longo do dia.
Esta rapidamente se irá alastrar para o norte e interior do país, sendo que ao final da manhã já deverá abranger praticamente todo o país. A intensidade da chuva não será homogénea, pelo que será, na generalidade moderada, podendo contar com períodos de chuva mais intensa em locais como Alentejo e Algarve.
![chuva portugal chuva portugal](https://services.meteored.com/img/article/ipma-emite-aviso-amarelo-em-3-distritos-frente-fria-chega-a-portugal-na-terca-11-de-fevereiro-e-deixara-estes-efeitos-1739203206545_1024.jpg)
O IPMA ativou avisos amarelos devido à precipitação, por vezes forte, e com possibilidade de ser acompanhada por trovoada, para os distritos de Setúbal, Beja e Faro. Estes estarão em vigor a partir das 6h do dia 11 e, no caso de Setúbal, até às 12h, e nos restantes distritos até às 15h.
Para além da chuva, as rajadas de vento podem chegar aos 60 km/h e as temperaturas irão diminuir
Com a chegada desta frente, a região Sul também contará com um aumento da velocidade do vento, ainda que este seja mais notório nas rajadas que, especialmente no Baixo Alentejo podem alcançar os 60 km/h, como podemos observar no mapa abaixo.
Ainda assim, outros locais do país podem registar velocidade de rajada acima dos 50 km/h, como no caso da região de Coimbra e Beira Alta. No geral, a região Norte será a região menos ventosa neste dia.
![rajadas de vento rajadas de vento](https://services.meteored.com/img/article/amanha-uma-frente-fria-ira-chegar-a-portugal-continental-saiba-aqui-quais-os-seus-efeitos-e-as-zonas-mais-afetadas-1739199831725_1024.jpg)
Para além destes fatores, o mar também ficará mais agitado no Sul, podendo a altura máxima da onda chegar aos 4 metros, especialmente na costa Algarvia. Ainda assim, é expectável que todos estes efeitos percam força nas últimas horas do dia.
Em relação às temperaturas, as máximas irão diminuir por todo o país, ainda que esta diminuição seja mais percetível nas regiões Norte e Centro. Já os valores mínimos poderão subir na região Sul e diminuir no Norte, com exceção do Porto que pode mostra um aumento de 1 ºC.
Desta forma, esperam-se máximas de 17 ºC para Faro, Lisboa e Santarém, seguidas de 16 ºC para Beja e 15 ºC para Coimbra. Quanto às mínimas, são esperados 3 ºC para Bragança, seguidos de 5 ºC para Vila Real, Guarda e Castelo Branco.
A partir de quarta-feira poderá dar-se uma trégua na chuva
Ainda que durante a madrugada e o dia de quarta-feira possa haver ocorrência de chuva fraca em alguns locais do Norte e Centro, é esperado que esta se dissipe a partir das últimas horas da tarde. Este dia também poderá contar com nebulosidade, mas com possibilidade de abertas em alguns pontos de Norte a Sul.
Em relação às temperaturas, espera-se que as máximas se mantenham semelhantes ao dia anterior, mas os nossos mapas mostram uma diminuição quase generalizada das temperaturas mínimas, apenas com exceção de Vila Real e Castelo Branco, que poderão registar um aumento pouco significativo.