IPMA emite aviso amarelo em 10 distritos e laranja nas ilhas por agitação marítima, vento forte e chuva intensa

Os Açores e a Madeira estão sob aviso amarelo e laranja devido ao vento, precipitação e agitação marítima, causados por uma depressão. No continente, os avisos amarelos devem-se à agitação marítima.
Como temos vindo a avançar, amanhã é esperada a chegada de uma linha de instabilidade ao continente que deverá resultar em chuva, vento e agitação marítima. Esta está associada a um centro de baixas pressões situado a noroeste dos Açores.
Observamos a deslocação dos centros de baixa pressão e consequentes linhas de instabilidade associadas aos mesmos. Hoje estão a afetar as ilhas e amanhã afetam o continente, ainda que em menor escala.
Neste sentido, tanto os Açores como a Madeira estão sob aviso amarelo e laranja para agitação marítima, vento e precipitação, sendo que a Madeira será mais afetada, estando todas as regiões sob aviso laranja.
Os arquipélagos estão sob avisos amarelo e laranja
Em relação aos Açores, apenas o Grupo Oriental está isento de avisos. O Grupo Ocidental está sob aviso laranja desde as 22:26h de ontem e deverá manter-se em vigor até à meia-noite de amanhã, dia 18. Entre essa hora e as 18h também de amanhã, o aviso será amarelo, devido à agitação marítima. Já o Grupo Central está sob aviso amarelo, também para agitação marítima, desde as 22:26h e assim se deverá manter até às 15h de amanhã.

Quanto à Madeira, a maior parte dos avisos amarelos entraram em vigor ao início da madrugada de hoje e são devido à precipitação, vento e agitação marítima. Porém, em Porto Santo o aviso para a agitação marítima passará a laranja às 3h do dia 18 e estará em vigor até à meia-noite de dia 19. O mesmo dar-se-á na Costa Norte, onde a altura da onda irá aumentar no mesmo intervalo de tempo.
Na Costa Sul, o aviso amarelo referente à precipitação, em vigor a partir das 15h de hoje, passará a laranja às 18h e manter-se-á em vigor até às 21h de hoje. O mesmo acontecerá nas Regiões Montanhosas, onde a precipitação se irá intensificar entre as 18h e as 21h. Todos estes avisos serão levantados gradualmente até às 12h do dia 19, quarta-feira.
E o continente? Que efeitos esperar?
Neste momento, estão ativos 10 avisos amarelos, abrangendo os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo. Estes são todos para agitação marítima e entrarão em vigor às 9h de amanhã, dia 18, e serão levantados às 9h da manhã de dia 19, na faixa litoral entre Viana do Castelo e Coimbra, e às 12h, também do dia 19, entre Leiria e Faro.

Estes avisos prendem-se à chegada de uma linha instável, também associada à mesma depressão que está a afetar as ilhas. Esta deverá resultar em chuva fraca a moderada, para além da agitação marítima, que irá começar a sentir-se no continente a partir das últimas horas da manhã, de amanhã.
A região Sul será o ponto de entrada da precipitação que deverá alastrar-se para a região Centro. Nestas regiões poderá ser mais expressiva, devendo chegar à região Norte já em forma de chuva fraca e dispersa.
Para além da chuva, também a velocidade de rajada de vento irá aumentar entre as primeiras horas da manhã, atingindo o seu pico ao início da tarde, perdendo depois a intensidade. Ainda assim, espera-se que as rajadas mais fortes sejam sentidas nos distritos da Guarda e Viana do Castelo, na ordem dos 60 km/h.
Quarta-feira será um dia mais calmo
Depois da passagem desta linha de instabilidade, espera-se que a chuva se vá dissipando à medida que as horas passam, apesar de mesmo durante do dia de quarta-feira estarem previstos alguns episódios dispersos de chuva fraca.

Ainda assim, o dia poderá contar com algumas abertas e com temperaturas máximas agradáveis, com valores de 19 ºC nos distritos de Coimbra e Beja, seguidos de 18 ºC para Faro, Lisboa e Santarém. Guarda, com 12 ºC, será o distrito mais frio do país. Quanto às mínimas, estas poderão variar entre os 5 ºC para a Guarda e Bragança e os 12 ºC para Faro.