IPMA emite aviso amarelo de chuva: saiba quais os distritos mais afetados e até quando a instabilidade durará

O IPMA emitiu aviso amarelo de chuva devido à passagem de uma frente fria que está a afetar Portugal continental e que trará outros efeitos. Conheça os distritos mais afetados.
Parece que a instabilidade veio para ficar. Depois de uma pequena trégua no Domingo de Ramos, o dia de hoje amanheceu chuvoso em boa parte do país, tendo o IPMA lançado quatro avisos amarelos de chuva, devido à passagem de uma frente fria.
A precipitação acumulada esperada para as próximas horas, onde se vê uma maior acumulação na faixa litoral, essencialmente, no Norte e Centro, coincidindo com os distritos sob aviso amarelo.
Esta frente fria está associada a uma depressão situada a norte do país e que se dirige para as Ilhas Britânicas. Assim sendo, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro, estão sob aviso amarelo desde as 12:15h e deverão permanecer em vigor até às 18h de hoje. Este alerta para precipitação, por vezes forte e persistente, segundo o IPMA.
Para além da chuva, o vento também ganhará velocidade e uma massa de ar frio chegará ao país
É expectável que ao longo das próximas horas o vento se torne mais forte, sendo que todo o país deverá registar velocidades de rajada acima dos 50 km/h, devendo a região Norte ultrapassar os 60 km/h em vários locais, especialmente nas terras altas, onde os valores podem chegar aos 70 km/h. Ainda assim, é esperado que ao final do dia este comece a perder velocidade.

Como se a chuva e o vento não bastassem, uma massa de ar frio dirige-se para Portugal, a partir da Gronelândia, como avançamos aqui. Esta deverá começar a afetar o país já nas últimas horas do dia de hoje e intensificar-se nas horas seguintes resultando numa diminuição das temperaturas e no retorno da neve.
Na terça-feira a chuva perde intensidade, mas permanecerá por cá, podendo originar queda de neve
Durante a madrugada de terça-feira, a chuva deverá manter-se ao longo da faixa litoral, ainda que com menor expressão. Nas primeiras horas da manhã poderá até haver uma pequena trégua generalizada, com períodos de chuva fraca a moderada no distrito do Porto, Litoral Oeste, Lisboa e Vale do Tejo e litoral alentejano e algarvio.
Nas horas seguintes espera-se que a chuva se alastre para outras regiões do país, cobrindo quase toda a nossa geografia continental, com episódios de chuva fraca a moderada e persistente.

A neve também deverá voltar à Serra da Estrela e ao Norte. Deverá ocorrer na madrugada e durante a tarde e final do dia, nos pontos mais altos, podendo acumular apenas entre 1 a 2 centímetros, como podemos observar no mapa acima.
Na quarta-feira o cenário será idêntico, mas com nova descida das temperaturas
A madrugada de quarta-feira adivinha-se mais calma, mas a partir das primeiras horas da manhã, a chuva voltará ao noroeste e litoral Norte e Centro do país, podendo chegar ao Nordeste Transmontano, ainda que de forma menos intensa. Ainda assim, esperam-se períodos de chuva moderada e persistente em vários locais do Norte e Centro do continente.
Com a descida das temperaturas, onde é esperado que as mínimas variem entre -1 ºC para a Guarda e os 11 ºC para Lisboa, podendo nas cotas mais elevadas das serras do Norte e Centro estes valores serem de -1 ºC e -3 ºC, respetivamente, é esperada nova ocorrência de neve também nestes locais, ainda que esta possa ser com menor expressão face a terça-feira.
Ainda assim, é esperado que a partir das primeiras horas da tarde a chuva comece a dissipar-se, deixando apenas alguns aguaceiros dispersos na região Sul. Todavia, é expectável que a chuva se mantenha até ao fim de semana de Páscoa.