IPMA ativa Avisos Amarelo e Laranja: regiões de Portugal expostas a temperaturas a rondar 35 ºC em outubro. Saiba quais
O resto da semana será de calor invulgarmente intenso para a época em Portugal continental e Madeira. O anticiclone de bloqueio persiste e serve como “escudo” à chegada da chuva. Já nos Açores a “história” será outra. Eis a previsão!
O excecional episódio de calor que estamos a testemunhar em Portugal continental (e Madeira) vai manter-se no que resta desta semana, inclusive nos primeiros dias da próxima semana, e pelo menos até 12 de outubro (alargando-se para além do prazo inicialmente previsto). Os fatores responsáveis por este panorama meteorológico completamente fora do vulgar são as altas pressões e uma massa de ar muito quente e seco proveniente do Norte de África.
O calor intenso na Madeira vai manter-se, pelo menos, até sexta
Esta quarta-feira (4) o aviso laranja foi ativado nas Regiões Montanhosas e na Costa Sul da Madeira devido às temperaturas elevadas. O aviso amarelo foi ativado na ilha de Porto Santo e na Costa Norte da Ilha da Madeira. No Funchal as máximas escalaram até a uns impressionantes 32 ºC, um valor bastante elevado para a estação do outono nesta localidade insular.
Hoje, no Centro e Sul do território de Portugal continental as temperaturas voltaram a atingir valores iguais ou superiores a 30 ºC, com o estado do tempo a apresentar-se seco e soalheiro, por vezes com algumas nuvens, mas poucas. Houve nevoeiro matinal e o vento soprou em geral fraco de Oeste/Noroeste.
Açores sob Avisos Amarelo e Laranja por chuva intensa, vento forte e trovoada
Os Açores estarão, nestes próximos dias, sob avisos amarelo e laranja devido à previsão do agravamento do estado do tempo nas 9 ilhas que constituem o Arquipélago. Tudo se deve à passagem de uma superfície frontal fria com ondulações, que apresentará atividade moderada a forte.
Espera-se chuva intensa, potencialmente acompanhada de trovoada, a partir de 5 de outubro (feriado) nas ilhas Flores, Corvo, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira. A partir de sexta, dia 6, o tempo instável também se deverá verificar nas ilhas de São Miguel e Santa Maria. Como se isto não bastasse, prevê-se um aumento considerável da força do vento, em particular nas ilhas mais centrais, onde se estima que as rajadas atinjam 90 km/h.
Tempo quente irá manter-se em Portugal continental, pelo menos, até início da próxima semana
Na quinta-feira - 5 de outubro e feriado da Implantação da República - o dia voltará a ser quente de norte a sul de Portugal continental e com vento fraco de Oeste/Noroeste. O céu apresentar-se-á pouco nublado ou limpo, com nevoeiro matinal nalguns locais do Litoral Norte e Centro.
As temperaturas diurnas vão baixar no Litoral Norte (máxima de 20 ºC em Viana do Castelo e máxima de 22 ºC no Porto, por exemplo), manter-se ou subir ligeiramente em grande parte do território, destacando-se a subida que se prevê para o Barlavento Algarvio (máxima de 28 ºC em Portimão). Na Madeira manter-se-á a impressionante situação de calor (33 ºC no Funchal) e o regime de ventos alísios.
Na sexta-feira (6) o anticiclone de bloqueio vai permanecer, o que estimulará, de novo, o brilho do sol em grande parte do país e a manutenção de temperaturas substancialmente acima da média, prevendo-se mesmo uma subida generalizada das máximas e uma suave subida das mínimas nas regiões Centro e Sul. As mais elevadas no Continente estão previstas para as capitais distritais de Santarém (36 ºC), Leiria e Coimbra (35 ºC) e Évora e Beja (34 ºC). No Norte as temperaturas aproximar-se-ão vertiginosamente do patamar dos 30 ºC.
No sábado (7) a situação meteorológica será muito parecida, com novo agravamento do calor pois prevê-se nova subida das temperaturas máximas. O céu estará, outra vez, pouco nublado ou limpo. O calor será intenso de norte a sul de Portugal continental, esperando-se temperaturas máximas iguais ou superiores a 30 ºC em quase todo o país, exceto em Viana do Castelo, Guarda, Faro e pouco mais. Muitas regiões alcançarão os 35 ºC, podendo alguns locais ultrapassar este valor.
No domingo (8) espera-se céu pouco nublado ou limpo na generalidade do território continental. As temperaturas vão baixar ligeiramente - sobretudo na Região Norte-, mas o dia voltará a ser quente no cômputo global da geografia de Portugal continental. Do Mondego para sul, as temperaturas ainda deverão rondar os 34/35 ºC, especialmente em Coimbra, Santarém, Évora e Beja e eventualmente em locais do vale do Sado e Sotavento Algarvio.