IPMA ativa aviso laranja de chuva forte e trovoada em 9 distritos de Portugal: Meteored detalha zonas e horas de risco

Como temos vindo a avançar, os remanescentes do furacão Leslie irão traduzir-se em períodos de chuva, por vezes intensa, no nosso país. Saiba aqui quais os locais de Portugal mais afetados.

O dia de hoje começou soalheiro, com a presença de algumas nuvens e com temperaturas bastante agradáveis por praticamente todo o país. Contudo, é esperado que nas últimas horas do dia o cenário comece a mudar em Portugal continental.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já lançou uma série de avisos (amarelo e laranja) para os próximos dias, incluindo o dia de hoje, devido à instabilidade atmosférica que se adivinha. Confira aqui todos os detalhes.

A semana iniciou estável.. 'a calma antes da tempestade'

Apesar de o dia de hoje ter sido, em geral, seco e quente, especialmente na região Norte e litoral, a partir do final da tarde os episódios de chuva voltam a intensificar-se, principalmente nas regiões Centro e Sul.

Até à meia-noite, estão ativos cinco avisos amarelos para os distritos de Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja. Faro também está sob aviso amarelo, mas até às 18h. Todos estes avisos são relativos à precipitação.

Amanhã, terça-feira, será o dia mais crítico da semana

Amanhã, com a aproximação do centro de baixas pressões originado pelos remanescentes do furacão Leslie, como podemos observar na imagem abaixo, é esperado um agravamento do estado do tempo, também a partir das últimas horas da tarde, intensificando-se com o passar do tempo.

distribuição da chuva e nebulosidade
Prevê-se que amanhã, pelas 22:00, seja esta a distribuição da precipitação que, como se pode observar, será mais intensa na região Centro.

A precipitação começará por ser mais abundante no Sul do país, alastrando-se com o passar das horas para a região Centro, onde será igualmente intensa. Os mapas de referência da Meteored mostram ainda a possibilidade de haver trovoada na região Sul, nas últimas horas do dia!

Desta forma, e como já referimos, foram emitidos vários avisos para estes dias e o dia de amanhã, sendo o mais crítico, será, consequentemente, o dia com mais avisos ativos, incluindo 9 avisos laranja!

De forma a facilitar a leitura desta informação, deixamos abaixo uma tabela com os avisos e respetivos horários mais críticos, onde deve ter mais precaução.

Avisos laranja para terça-feira, dia 15 de outubro
Castelo Branco - em vigor entre as 21h e a 00:00h
Leiria - em vigor entre as 21h e a 00:00h
Santarém - em vigor entre as 21h e a 00:00h
Lisboa - em vigor entre as 15h e as 18h
Portalegre - em vigor entre as 18h e as 21h
Setúbal - em vigor entre as 15h e as 18h
Évora - em vigor entre as 15h e as 21h
Beja - em vigor entre as 15h e as 21h
Faro - em vigor entre as 15h e as 21h
Fonte: IPMA.

Para além dos distritos supracitados, ainda seis distritos estarão sob aviso amarelo, dos quais, Vila Real, Bragança e Guarda que estarão ativos entre as 18h e as 03h do dia 16 de outubro. E Aveiro, Coimbra e Viseu que estarão sob o mesmo aviso entre as 18h e a 00:00h.

Sendo assim, apenas os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto permanecem sem qualquer aviso meteorológico.

Quarta-feira este episódio intenso de instabilidade perde força

Na quarta-feira, durante a madrugada todos os avisos em vigor terminam pelas 3h, contudo, a chuva não deverá deixar a nossa geografia tão cedo. Apesar de perder intensidade, esta deve continuar persistente em todo o país, com alguns intervalos.

Apesar de perder força e de todos os avisos serem levantados, quarta-feira deverá ser um dia chuvoso, mas com menos intensidade.

A distribuição da precipitação prevista para quarta-feira é quase homogénea, ainda que se notem alguns períodos de maior intensidade na faixa litoral e na região Norte e Centro. Ainda assim, são esperados alguns períodos de chuva na região Sul.

Para além disto, ainda na quarta-feira, poderemos vir a notar uma diminuição generalizada das temperaturas mínimas e máximas, à exceção do Alentejo e Algarve, que deverão manter ou aumentar ligeiramente os valores.

Para acompanhar esta e outras informações acerca do estado do tempo em Portugal, mantenha-se atento a tempo.pt.