Inverno climatológico: como vai estar o tempo em Portugal?
O inverno costuma ser a estação do ano, por excelência, alusiva à chegada do frio, da chuva com maior frequência, de ventanias e nevões. Que tempo fará nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro? Saiba aqui as últimas tendências!
Estamos a poucos dias do arranque oficial do inverno climatológico (1 de dezembro), período de tempo que em Climatologia diz respeito aos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, sendo por isso diferente do inverno astronómico, o período que se inicia com a ocorrência do solstício de inverno e que este ano começa no dia 21 do próximo mês.
Muitas pessoas dependem do estado do tempo para a realização plena ou parcial das suas atividades profissionais e/ou de lazer, e por isso, importa saber o que a atmosfera vai reservar para os próximos meses em Portugal continental, Açores e Madeira.
Um inverno mais seco que o normal
Com base no nosso modelo de maior confiança, o ECMWF, o mês de dezembro apresentará uma tendência meteorológica marcada por uma grande estabilidade. Para já, os mapas de previsão sugerem que os níveis de precipitação serão inferiores ao habitual em toda a extensão continental, bem como no Arquipélago dos Açores no décimo segundo mês do ano. A área que registará menos água do que o habitual será o litoral norte.
Em janeiro, prevê-se uma situação muito semelhante à do mês anterior. Este mês deverá ser caracterizado pelo predomínio do anticiclone, sinónimo de dias estáveis, embora os modelos também indiquem que, numa ou noutra ocasião, surjam situações de instabilidade geradas pela chegada de depressões ou frentes oriundas de Norte ou Noroeste. Assim, Portugal continental e Açores registarão, de novo, anomalia negativa no que diz respeito à pluviosidade. Em fevereiro, o padrão atmosférico deverá ser semelhante, prevendo-se chuva escassa.
Temperaturas ligeiramente superiores ao habitual
Dezembro apresenta uma tendência para os valores de temperatura dentro do normal em quase toda a extensão continental, exceto no litoral centro onde deverá apresentar uma anomalia negativa de -1 ºC a -0.25 ºC. Esta será a única área do país mais fria que o habitual no primeiro mês do inverno climatológico. Já no arquipélago dos Açores, as temperaturas deverão apresentar valores ligeiramente superiores ao habitual, resultando numa anomalia térmica positiva (0.25 ºC a 1 ºC).
Para o mês de janeiro, prevê-se que em Portugal continental as temperaturas registem valores dentro da referência, ao passo que nos territórios insulares a estabilidade resulte em dias ligeiramente mais quentes. No mês de fevereiro deverá fazer mais calor que o normal no interior do país, na Madeira e nos Açores.
A presença de sistemas anticiclónicos situados entre o Atlântico Norte e a Europa Ocidental serão os responsáveis pela persistência de um estado do tempo, na maioria dos dias, marcado pela estabilidade. Ainda assim, não é de descartar a chegada de sistemas frontais vindos de norte ou de regiões subtropicais que rompam com este padrão. Convém relembrar que os modelos a longo prazo são particularmente complexos e apresentam uma incerteza elevada. Dessa forma recomendamos que vão seguindo as próximas atualizações.