Iminente mudança do tempo na Península Ibérica, o que se prevê para Portugal?
A chuva desta terça-feira foi apenas “uma gota no oceano”. Para os próximos dias espera-se a continuidade do tempo estável e maioritariamente soalheiro. Mesmo assim, estão previstas mudanças meteorológicas. O que vai acontecer em Portugal?
A primeira metade desta terça-feira (9) foi marcada pela queda de precipitação fraca, descarregada por uma frente atlântica débil que cruzou parte da Península Ibérica. A chuva ficou espacialmente restrita ao Norte e Centro de Portugal, embora com uma distribuição muito desigual entre o litoral (mais húmido) e o interior (menos húmido).
Entretanto o céu abriu, e do panorama marcado por nuvens passou-se para um de céu praticamente limpo ou pouco nublado. A estabilidade meteorológica impera de norte a sul da nossa geografia continental, fortemente suportada pelas altas pressões que vão trazendo estes dias de sol e calor. O vento de Noroeste prossegue dominante, exibindo-se com maior intensidade durante a tarde.
A partir de quarta, 10 de maio: acentuado arrefecimento noturno e nortada com rajadas máximas de 75 km/h
Apesar da previsão de uma iminente mudança no estado do tempo para a Península Ibérica, que efetivamente se irá concretizar, mas apenas nalgumas regiões de Espanha (receberão chuva, neve e descida da temperatura); Portugal continental deverá ficar praticamente à margem deste episódio de instabilidade. O tempo permanecerá estável, seco e maioritariamente soalheiro.
O Aviso Amarelo por risco moderado de vento já está oficialmente ativo. Prevê-se, entre as 12:00 de quarta-feira, dia 10, e as 12:00 de sexta-feira, dia 12, rajadas intensas de Nor-Noroeste, de até 75 km/h, no litoral dos distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e no Barlavento Algarvio (Faro).
A estas áreas geográficas, acrescentar-se-ão, na quinta-feira, 11 de maio, mais distritos com fachada atlântica: Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra. O aviso amarelo, por causa da forte intensidade do vento nestes distritos, durará cerca de 24 horas: entre as 12:00 de quinta e o meio-dia de sexta.
À noite, tempo muito fresco ou frio, exacerbado pelo vento do quadrante Norte
Por último, a temperatura mínima baixará significativamente esta quarta-feira (10), mantendo-se com valores reduzidos à noite (acentuado arrefecimento noturno e grande contraste térmico com a temperatura diurna) pelo menos até ao próximo domingo (14), sobretudo no interior Norte (cidades capitais de distrito como Bragança e Guarda mínima a rondar os 5 ou 6 ºC) e em pontos do Centro (Coimbra e Viseu - temperaturas mínimas inferiores a 10 ºC).
À entrada para o fim de semana, prevê-se, de novo, mais alterações térmicas, mas ainda subsiste alguma incerteza. Desse lado, continue a acompanhar-nos para se manter atualizado quanto ao tempo para os próximos dias.