Hoje e amanhã serão estas as zonas de Portugal mais afetadas pela chuva, avisa João Tomás: "mais de 100 mm acumulados"

A depressão Aitor e um rio atmosférico associado vão fazer-se sentir hoje e amanhã, sendo que os seus efeitos merecem a maior atenção por parte da população portuguesa. Acompanhe a previsão, no nosso portal!

    Depois de uma temporada de tempo quente e de um período relativamente ameno, típico do final do verão, eis que surge a primeira tempestade relevante de outono. A tarde de ontem já ficou marcada por precipitação que afetou essencialmente as regiões do litoral Norte e Centro.

    Todos os perigos e riscos apresentados têm o potencial de causar prejuízos materiais e humanos, pelo que, apesar dos inegáveis efeitos benéficos das chuvas, estas também são capazes de gerar efeitos perniciosos.

    Os próximos dias trarão muita chuva, principalmente no Minho e Douro Litoral, com potencial para a ocorrência de inundações, principalmente em áreas urbanas ou locais cuja rede de drenagem de águas pluviais não tenha sido devidamente limpa.

    A única região que quase não registará precipitação decorrente deste episódio é mesmo o Algarve. Para esta região do Sul do país é esperada nebulosidade no barlavento e períodos de céu nublado com algumas abertas, no sotavento.

    chuva acumulada portugal
    As regiões a oeste da Barreira de Condensação serão as mais afetadas pela precipitação, com várias zonas a acumularem valores acima dos 100 mm.

    Na tarde desta quarta-feira iniciará o período mais crítico

    O dia de hoje será pautado pela precipitação no Centro e Norte do país, de forma contínua. Os valores de precipitação acumulada em 24 horas podem variar entre os 1,4 mm em Beja, 5,2 mm em Évora, 3,6 mm em Lisboa, 11 mm em Coimbra e mais de 40 mm no Porto e em Braga.

    No interior, Viseu e Vila Real poderão ter valores de precipitação acumulada na ordem dos 14 mm. Já as temperaturas vão ser bastante amenas, com as mínimas bastante agradáveis e as máximas enquadradas na época do ano. O distrito de Bragança registará a temperatura mínima mais baixa, 13 ºC, sendo que Lisboa e Faro vão registar mínimas na ordem dos 20 ºC. As máximas vão variar entre os 19 ºC de Viana do Castelo e os 26 ºC de Beja.

    É ainda possível que no Minho surja alguma trovoada, associada à chuva e algum vento. Nos Açores a chuva também será o estado do tempo dominante, em praticamente todas as ilhas. As temperaturas mínimas na casa dos 21 ºC (Angra do Heroísmo) e as máximas perto dos 25 ºC (Ponta Delgada) são típicas desta altura do ano enquadrando-se com a posição geográfica do arquipélago, no meio do Oceano Atlântico.

    Para o arquipélago da Madeira espera-se um dia de contrastes: períodos de céu nublado com abertas na vertente Sul da ilha da Madeira, mas chuva na vertente Norte. As temperaturas mínimas podem variar entre os 17 ºC (Calheta) e 22 ºC (Vila Baleira – Porto Santo), sendo que as máximas vão variar entre os 23 ºC (Calheta) e os 26 ºC (São Vicente).

    probabilidade de chuva portugal
    Mapa de probabilidade de precipitação em % às 09:00 de quinta-feira, 26 de setembro em Portugal continental.

    Quinta-feira será, também, um dia bastante chuvoso

    O dia de quinta-feira (26) será igualmente chuvoso. O Sul do país já registará alguma precipitação acumulada, mas num valor residual se comparado com o Centro e o Norte do país. Às 23:00 de quinta-feira, espera-se que o Porto já tenha um valor acumulado de precipitação na ordem do 90 mm sendo que Braga já estará acima dos 100 mm.

    A região centro, nomeadamente Leiria, Coimbra, Aveiro e Viseu vão contar com valores acumulados entre os 25 mm e os 35 mm. Até o distrito de Bragança vai superar os 30 mm de precipitação acumulada! Se o perigo de cheias e inundações já se estará a acentuar durante o dia de hoje, amanhã ainda se acentuará mais, tendo em conta a quantidade de precipitação esperada.

    No que toca à temperatura, é expectável uma ligeira descida da máxima e da mínima no Norte e no centro do território continental. As máximas vão variar entre os 17 ºC da Guarda e os 25 ºC de Beja e Faro. Já as mínimas rondarão os 11 ºC no Nordeste transmontano e chegarão aos 20 ºC no Algarve.

    Tal como no continente, o estado do tempo no arquipélago dos Açores será uma cópia do dia anterior, tanto em termos de precipitação como de temperatura. Para o arquipélago da Madeira é esperado um dia ameno com alguma nebulosidade, mas boas abertas, temperaturas mínimas entre os 18 ºC (Calheta) e os 22 ºC (Porto Moniz) e máximas entre os 24 ºC (Vila Baleira – Porto Santo) e os 26 ºC (São Vicente).

    Num aviso laranja espera-se uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. Os cidadãos devem manter-se ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

    Pede-se ainda ao nosso leitor que atente aos avisos meteorológicos em vigor durante o dia de quinta-feira, de cor laranja, nos distritos de Aveiro, Viseu, Porto, Vila Real, Braga e Viana do Castelo.