Leslie poderá chegar a Portugal como tempestade tropical
Saiba como vai estar o tempo em Portugal Continental e Arquipélagos este fim de semana e acompanhe também a passagem do furacão Leslie. Espreite as previsões!
Para amanhã prevê-se a passagem de uma superfície frontal que trará precipitação e vento moderado a soprar do quadrante sul. O dia de sábado será relativamente quente. O céu será em geral pouco nublado, começando a névoa a adensar-se a partir do meio da tarde nos distritos das regiões Norte e Centro. No final do dia, o céu também ficará muito nublado na região Sul.
Está prevista a queda de precipitação em forma de aguaceiros e chuvas localmente intensas na faixa continental que se estende entre o Minho e o Douro Litoral, a partir do meio da tarde, sendo que nas horas posteriores estender-se-á progressivamente às regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. O vento será fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, rodando para o quadrante oeste a meio da tarde. Em alguns locais poderá ser forte (até 45 km/h), sobretudo no litoral Norte e Centro, com especial incidência a meio da tarde.
Nas terras altas das Regiões Norte e Centro, o vento será forte (45 km/h), podendo atingir rajadas de 75 km/h no litoral Norte até final da tarde, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde. Durante a manhã, aparecerão nevoeiro. Quanto às temperaturas, elas aumentarão ligeiramente nos distritos do interior e do litoral.
No domingo para além da queda de precipitação se estender a mais distritos da região Norte e região Centro, as temperaturas máximas e mínimas descem radicalmente em relação a sábado. O céu terá períodos muito nublados e o vento soprará moderado do quadrante Norte até 40 km/h.
Passagem do furacão Leslie na Madeira e possíveis efeitos
Segundo informava ontem o IPMA por volta das 21h00, o centro do furacão Leslie, localizava-se a 1.868 quilómetros a oeste-sudoeste da ilha da Madeira. De acordo com as últimas informações, o furacão está a deslocar-se para este-nordeste a 35 quilómetros por hora. Aliás, é muito provável, entre 70 a 90 % que as ilhas da Madeira e Porto Santo venham a sofrer os efeitos do furacão, a partir das 9h00 de sábado.
Dado este panorama, está previsto que a partir de sábado à tarde, o vento forte do quadrante sul sopre com rajadas até 90 quilómetros por hora, sendo que será forte a muito forte nas regiões montanhosas a soprar com rajadas até aos 120 quilómetros por hora. Prevê-se igualmente que os possíveis efeitos causados pela passagem do furacão Leslie, para além de uma forte ventania, são precipitação forte acompanhada de trovoada e o aumento de agitação marítima.