Fim de semana traz calor atípico, chuva e trovoada
O tempo no fim de semana divide-se em dois cenários distintos. Prevê-se subida acentuada da temperatura em Portugal continental. Todavia, chuva e trovoada vão regressar. Onde e quando choverá mais? Confira connosco a previsão!
Após uma semana outonal, onde o frio, vento e alguma chuva têm imperado, prestando homenagem à época em que estamos no hemisfério Norte, o tempo assumirá contornos distintos já neste fim de semana. Desde já, podemos visualizar um cenário bipartido nos mapas do tempo providenciados pelo modelo Europeu de previsão. Já hoje, as condições meteorológicas estão a ser influenciadas por um sólido anticiclone estacionado a oeste de Portugal continental, bem como pela injeção de massas de ar tropicais húmidas. Será assim condicionado o tempo hoje, amanhã e grande parte de domingo, sendo que a partir da tarde do dia 27, o panorama do estado do tempo volta a alterar-se.
A depressão que afeta neste momento o arquipélago dos Açores pode vir a descarregar precipitação de fraca intensidade nas regiões Norte e Centro de Portugal continental no domingo à tarde, antecipando-se para os dias seguintes uma manutenção dessa tendência. Situação que será para acompanhar, ainda é cedo para afirmar esse cenário a 100%. Com base no ECMWF, prevê-se que as temperaturas subam acentuadamente a partir de hoje. Pode mesmo falar-se de um episódio ligeiro de calor anómalo, visto que várias localidades vão registar valores térmicos ligeiramente superiores à referência para esta época do ano. Algumas cidades da região Sul poderão superar os 25 ºC em pleno final de outubro.
Subida acentuada das temperaturas e estabilidade atmosférica
Para sábado, prevê-se céu parcialmente nublado ou limpo de norte a sul do país, com domínio evidente das altas pressões no firmamento, gerando evidente estabilidade atmosférica. As madrugadas deverão ser compostas por nevoeiros e neblinas, sobretudo em territórios com vales e rios no interior e litoral Oeste. Vento soprará fraco, por vezes moderado, predominantemente do quadrante Sul ou Sudeste durante todo o fim de semana.
Projetam-se temperaturas amenas, com algumas localidades a registarem valores acima da média para a época. As mínimas aumentarão de forma expressiva, com 6 ºC no distrito de Bragança e 15 ºC no de Faro. As máximas também vão subir, sentindo-se calor atípico em pleno final de outubro. Espera-se máxima a oscilar entre 17 ºC no distrito da Guarda e 27 ºC no de Beja.
Chuva e trovoada de regresso no domingo?
Para domingo antecipa-se mudança do tempo a partir das 18 horas, que atingirá o auge entre as 19 horas e as 22 horas nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Castelo Branco e Portalegre. Estima-se 40% a 60% de probabilidade de desenvolvimento de aguaceiros e trovoada no final da tarde de domingo nestes distritos da região Centro.
O dia começará com com céu pouco nublado no litoral, com nuvens médias a altas que progressivamente assumirão tons mais escuros numa lógica norte-sul e do litoral para o interior. As nuvens deverão descarregar aguaceiros fracos por volta das 19 horas de domingo em várias cidades portuguesas, com particular impacto na região Centro com trovoada a acompanhar a chuva. Espera-se vento fraco a moderado de Sul.
Os mapas do EMCWF estimam que a chuva se mantenha nas 48 horas seguintes, antecipando-se que segunda e terça-feira sejam dias chuvosos.