Fim de semana de sol e calor: até quando vai durar este tempo?
A semana foi quente, seca e a estabilidade meteorológica perdurou. O predomínio do tempo em que o sol e o calor estão aí 'para dar e vender' impôs-se. Esta situação meteorológica vai durar muito? Consulte a previsão do tempo, aqui, connosco!
O tempo vai continuar quente, soalheiro e estável ao longo deste fim de semana. Os dias correram ao ritmo de um predomínio atmosférico, sobretudo dominado pelo calor, dominado por uma calma anticiclónica e pela estabilidade meteorológica. Isto derivou num ‘cocktail’ de estados do tempo, em que diariamente, o céu limpo e o a nebulosidade impuseram tranquilidade sobre a geografia continental portuguesa. Até quando vai durar este calor?
As temperaturas foram subindo gradualmente ao longo dos últimos dias. Com os termómetros em constante crescendo, o vento foi soprando numas e noutras regiões portuguesas à escala continental, sempre com maior ou menor intensidade.
A tendência deste fim de semana, manter-se-á?
Em Portugal continental e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, o modelo ECMWF, conta-nos que os termómetros vão fazer o mercúrio ascender tanto no continente luso, como nas ilhas. Segundo o nosso modelo de maior confiança, o Europeu, as máximas previstas serão de 25 ºC para o distrito do Porto, 28 ºC para os de Viseu, Lisboa e Faro, 30 ºC para o de Portalegre, e 34 ºC no de Beja, com o calor tanto na sua parte litoral (Vila Nova de Milfontes), como na parte continental (Cuba).
Tome cuidado se realizar passeios junto de áreas em que a humidade e a brisa passeiam. Tanto nas áreas fluviais, junto aos rios, como na metade oriental do distrito de Beja, ou nas áreas marítimas, junto ao mar, como na metade ocidental do mesmo distrito alentejano, as temperaturas vão atingir ‘os píncaros’ no domingo, dia 24 de maio.
E nos Arquipélagos?
Já no Portugal insular, as cidades de Ponta Delgada e Funchal, vão registar, respetivamente, 20 ºC e 22 ºC. O tempo nas ilhas terá vento a soprar de Norte na Madeira e a surgir de Sudeste nos Açores. O sol e a nebulosidade nestes territórios vão povoar a atmosfera a espaços, com maior pendor de humidade e humidade/chuva fraca nos Açores.
Lembre-se de recorrer ao protetor solar, pois o risco de índice UV (ultravioleta) será muito elevado. O Sol é bom porque irradia luminosidade, gera bem-estar e providencia vitamina D. Em tempos de pandemia, nada como recorrer a banhos de sol para que, junto do calor e da brisa marítima e/ou fluvial, se sinta bem nesta época de covid-19. Evite queimar a pele, coloque sempre a máscara e não se esqueça de consultar as nossas previsões meteorológicas.