Fim-de-semana quente, com as temperaturas a chegarem aos 40ºC
A semana arrancou com temperaturas bem mais suaves das que se fizeram sentir no fim-de-semana passado, no entanto, as temperaturas voltaram a aumentar. Como será no próximo fim-de-semana? Confira aqui!
Como já foi dito aqui e aqui, a semana começou tímida, no entanto, as temperaturas começaram a subir, novamente, no dia de ontem (quarta-feira), um pouco por todo o país, mas principalmente no litoral.
Como será o fim-de-semana? Será igual ao fim-de-semana anterior?
Com o aumento gradual da temperatura, espera-se um fim-de-semana quente, principalmente no dia de sábado, sendo que no domingo as temperaturas voltam a diminuir. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), reforçou os avisos amarelos de persistência de valores elevados da temperatura máxima, entre o dia 15 e 17 de julho, para todos os distritos, à exceção do distrito de Faro e Setúbal.
O distrito de Castelo-Branco será o mais quente. Está previsto que a temperatura lá alcance os 40ºC, podendo chegar aos 42ºC. Outros locais como o Vale do Douro e interior do Alentejo, poderão chegar, também, aos 40ºC. Já na linha de costa, as temperaturas deverão andar entre os 26ºC e os 30ºC.
Apesar de as temperaturas serem elevadas durante o dia, as noites irão contar com temperaturas mais baixas, principalmente no litoral (desde Coimbra a Lisboa, essencialmente). Como já foi referido acima, no domingo, estas começam a baixar, um pouco por todo o país e mais acentuadamente no litoral.
Em relação à previsão do estado do mar, estima-se que este estará calmo, sem qualquer anomalia, ao nível da agitação. No que diz respeito ao vento, este soprará de fraco a moderado, igualmente por todo o território, sem registo de possíveis rajadas.
O início da próxima semana: manter-se-á quente?
Como já foi avançado na nossa previsão quinzenal, o ínicio da próxima semana será marcado por uma diminuição da temperatura, que já se começa a sentir no domingo. Assim como a presença de alguma nebulosidade será sentida, essencialmente no Norte e Centro de Portugal Continental.
No que toca à previsão de precipitação, não está prevista a queda de chuva, nem para o fim-de-semana, nem para o início da mesma, à exceção dos Açores, em que poderá chover até sábado de manhã, principalmente na ilha de São Miguel.