Fim de semana de neve e temperaturas baixas: até quando durará o frio?
Por estes dias as novidades meteorológicas são a depressão Filomena e o frio intenso que parece não ter fim. Contamos-lhe aqui a previsão do tempo para os próximos dias em Portugal!
Como já se previa, a quase totalidade do território de Portugal continental felizmente tem estado à margem da passagem da depressão Filomena. Ontem, o arquipélago da Madeira foi fortemente afetado por este temporal que provocou derrocadas em algumas áreas da ilha, obrigando à evacuação de pessoas, para além das cheias.
A depressão Filomena circulou desde o oceano Atlântico pela Madeira e pelas Canárias, traçando um percurso que continuou pelo Estreito de Gibraltar e rumando diretamente ao Golfo de Cádiz. O ar húmido carregado pela tempestade, ao colidir com o ar frio que em Espanha já está instalado há vários dias traduziu-se no colossal nevão, cujo auge será entre hoje e sábado. Tem nevado em sítios pouco habituais e além disso em muita quantidade.
Vestígios da depressão Filomena e um frio intenso que vai continuar
As temperaturas muito baixas e o frio intenso que se tem traduzido sob a forma de geadas, gelo, sincelo e formações de gelo que esculpem a paisagem têm sido os principais protagonistas do tempo em Portugal por estes dias e tudo indica que este panorama vai continuar durante mais algum tempo. Para o fim de semana, a novidade será a chegada da neve, que aliás, já nas próximas horas começará a ser visível em alguns pontos do Alentejo. Para além da neve, estima-se chuva fraca para o Alentejo, Beira Interior e posteriormente em Trás-os-Montes durante o fim de semana, já depois de ter passado pelo Algarve, numa orientação sul-norte, vestígios da impressionante depressão Filomena que está a atingir em cheio a Espanha.
Quanto à ocorrência de neve, embora nas últimas horas os modelos de previsão tenham recuado em parte dos locais onde estimavam queda de neve, ainda assim alguns flocos deverão cair durante o fim de semana, acumulando em especial na Beira Interior, e em alguns pontos do Alentejo e de Trás-os-Montes. Possivelmente, amanhã à tarde, sábado (9) poderemos assistir a aguaceiros sob a forma de neve a partir dos 400 ou 600 metros de altitude em vários pontos destas regiões.
O pico desta vaga de frio ainda está por chegar
Como se não bastasse o frio dos últimos dias, os mapas de previsão do ECMWF indicam a permanência e nova descida das temperaturas mínimas negativas em grande parte da geografia continental lusa para os próximos dias. Um dos dados mais impressionantes é a temperatura máxima de -2 ºC prevista para a cidade da Guarda amanhã, 9 de janeiro. O panorama meteorológico para a metade ocidental do país será de céu pouco nublado ou nublado, a alternar com períodos soalheiros. No resto do país vão cair alguns flocos de neve e chuva fraca, com períodos de alguma nebulosidade.
É, no entanto, para segunda e terça-feira que os termómetros vão mostrar valores de temperatura impressionantes, em particular, no dia 12. As mínimas previstas para toda a faixa do litoral (exceto Algarve) oscilarão entre 2 ºC e -2 ºC. Para o Porto prevê-se mínima de 0 ºC e em Lisboa de 1 ºC. Já o interior do país registará em todas as regiões temperaturas mínimas abaixo de 0 ºC! Além disso, o mais impressionante no seio deste gélido panorama é que as temperaturas máximas não vão superar os 10 ºC em todo o país. Uma vez mais a exceção será o distrito de Faro, onde se prevê máxima de 12 ºC. Desta forma, recomendamos que procure abrigar-se e agasalhar-se o melhor possível ao longo dos próximos dias.