Fim-de-semana muito frio: prepare-se para a descida das temperaturas
As temperaturas mínimas vão descer este fim-de-semana. Até meio da próxima semana não está prevista a ocorrência de precipitação em território continental. O mar agitado com ondas de 5 metros já levou ao encerramento de várias barras marítimas.
Para o fim-de-semana prevê-se uma descida generalizada das temperaturas em todo o território nacional, sobretudo das mínimas. Contudo, a ausência de precipitação é um cenário previsto até meio da próxima semana no País. Convém referir que por estes dias o mar estará bastante agitado. Hoje mesmo já levou ao encerramento de várias barras marítimas colocando várias outras a funcionar de modo condicionado.
Amanhã as temperaturas mínimas vão fixar-se entre os -2ºC na Guarda e os 9ºC em Lisboa, em Portugal Continental. Nos territórios insulares, prevê-se mínima de 14ºC em Ponta Delgada, nos Açores e mínima de 15ºC no Funchal, Madeira. Também sábado, as temperaturas máximas não passarão dos 16ºC – valor registado em Faro, sendo que o distrito da Guarda vai registar 6ºC – o valor mais baixo no termómetro da máxima. No Porto vão registar-se 5ºC de mínima e 13ºC de máxima e em Lisboa prevê-se que o termómetro atinja os 9ºC de mínima e os 14ºC de máxima. Nos Arquipélagos prevê-se 17ºC de máxima quer para Ponta Delgada, quer para o Funchal.
Em geral, vai observar-se um céu nublado em alguns territórios sobretudo na Região Norte. Está prevista chuva fraca, muito ligeira entre as 20h e as 00h no distrito de Bragança. Nas Ilhas, é de notar que no Funchal poderá chover, especialmente a partir de dia 28.
Para domingo está prevista uma subida ligeira das temperaturas em Portugal. As mínimas vão situar-se entre os -1ºC na Guarda e 0ºC em Bragança e os 7ºC em Faro e os 8ºC em Viana do Castelo. A máxima vai variar entre os 9ºC na Guarda e os 17ºC em Faro. No Porto prevê-se 6ºC de mínima e 14ºC de máxima e em Lisboa 7ºC de mínima e 15ºC de máxima. Nos Arquipélagos, as temperaturas deverão manter-se inalteradas à exceção de Ponta Delgada cuja mínima vai subir para 15ºC.
Neste dia, o céu vai estar predominantemente limpo em todo o território continental à exceção de Bragança, Braga, Porto, Aveiro e Faro. Ainda assim, os períodos de céu nublado nestes distritos serão pouco significativos num total de 24 horas. Em Bragança, Braga e Porto estará nublado durante boa parte da noite e nas primeiras horas da madrugada (entre as 3h e 6h da manhã aproximadamente). Nas horas posteriores, prevê-se céu limpo à semelhança dos outros distritos. Em Aveiro, o céu estará muito nublado apenas nas primeiras horas da noite e em Faro prevêem-se vários períodos de céu nublado entre as 15h e a meia-noite.
Não está prevista chuva para este fim-de-semana sendo que a ocorrência de precipitação só deverá ocorrer de forma mais generalizada a meio da próxima semana. Clique aqui para saber mais sobre o estado de tempo e as previsões meteorológicas. A forte agitação marítima com ondas de noroeste entre os 4 e os 5 metros já levou hoje ao encerramento de nove (!) barras marítimas – Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz, S. Martinho do Porto e Ericeira. Algumas barras também se encontram a funcionar em estado condicionado – Viana do Castelo e Aveiro. Para mais informações, clique aqui.