Fim de semana em Portugal: o que esperar do tempo e onde se prevê mais chuva?
Depois de dias consecutivos com céu geralmente limpo e sem sinal de chuva no continente português, eis que o cenário está prestes a mudar. Saiba mais aqui!
Depois de dias secos e soalheiros e com temperaturas bastante baixas por praticamente todo o território, a chuva estará de volta já este fim de semana. Para hoje, sexta-feira, é esperado um dia soalheiro com temperaturas máximas no continente entre os 7 ºC na Guarda e os 16 ºC em Coimbra.
Amanhã, sábado, prevê-se um dia semelhante, podendo contar apenas com alguma nebulosidade matinal na região de Trás-os-Montes e Beira Alta. Ainda assim, ao final do dia, o céu poderá começar a encobrir, dando o mote para a mudança de tempo que se adivinha.
Quanto às temperaturas, estas sofrerão um ligeiro aumento generalizado. As máximas esperadas irão variar entre os 9 ºC na Guarda e os 17 ºC em Faro, Lisboa e Santarém. Já as mínimas deverão manter-se entre 1 ºC na Guarda e 13 ºC em Faro.
A partir de domingo o cenário muda
Depois de um início de fim de semana estável, com sol e temperaturas mais agradáveis, será nas primeiras horas da tarde de domingo que a chuva dará entrada na nossa geografia, de forma muito dispersa.
As regiões mais afetadas serão o noroeste do continente e a faixa litoral da região Sul, ainda que a chuva possa cair noutros locais do país, mas de forma menos expressiva.
Contudo, é esperada a chegada de uma frente mais ativa também no início da tarde de segunda-feira, que resultará em chuva, por vezes, forte na região sul do país, especialmente no Sotavento Algarvio, devendo esta alastrar-se nas horas seguintes para todo o território.
É esperado que nos dias seguintes a chuva continue, devido à aproximação de um centro de baixas pressões. A madrugada e o dia de terça-feira, tal como quarta-feira poderão registar episódios de chuva forte em vários pontos do país.
Para além disto, e como já referimos, também se prevê um aumento generalizado das temperaturas, tanto das mínimas como das máximas, com maior expressão a partir de segunda-feira, assim como, a intensificação do vento do quadrante Sul, que geralmente contribui para a instabilidade atmosférica.
Tendo em conta a distância temporal até às datas supracitadas, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões diárias, em tempo.pt.