Fim de semana em Portugal com menos chuva, algumas regiões atingirão 25 ºC!
Quinta-feira marcada pela chuva em muitas regiões de Portugal devido ao rio atmosférico, sobretudo no Minho e Área Metropolitana do Porto. A partir de sexta prevê-se subida da temperatura em todo o país, que disparará para os 25 ºC nalgumas regiões!
As frentes atlânticas que têm estado a atingir Portugal continental há vários dias, com especial incidência ontem e hoje – quarta (8) e quinta-feira (9), têm sido alimentadas por um rio atmosférico. Esta estrutura, carregadíssima de humidade e aliada ao vento forte de Sudoeste, é a responsável pela chuva localmente forte e persistente que foi caindo nas últimas horas e que se acumulou em quantidades expressivas em boa parte do país, destacando-se o Minho e os distritos do Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu.
Além disso, ainda nesta quinta-feira (9), também choveu significativamente noutros pontos do país, como no Litoral Centro (Coimbra e Leiria), Beira Baixa (Castelo Branco), Área Metropolitana de Lisboa, e algumas regiões a sul do Tejo, embora com menor intensidade e frequência do que a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Saliente-se ainda a atividade elétrica e tempestuosa que se manifestou pontualmente sob a forma de trovoada e granizo nalgumas partes de Portugal. A temperatura não registou oscilações significativas.
Tempo estabiliza a partir de sexta, mas ainda se prevê alguma chuva
A partir de amanhã – sexta-feira (10) -, a instabilidade meteorológica diminuirá consideravelmente em Portugal continental. Os aguaceiros serão cada vez menos intensos e frequentes, havendo uma clara tendência para a estabilidade atmosférica que será proporcionada pela subida em latitude do anticiclone em crista situado agora a sul/sudoeste da Península Ibérica e que ficará posicionado, grosso modo, sobre o nosso país.
O vento continuará a soprar húmido do quadrante Oeste, com intensidade fraca a moderada, pontualmente forte, estimando-se rajadas máximas de 50 km/h no Litoral Norte e Nordeste Transmontano. Contribuirá para um céu nublado ou parcialmente nublado na generalidade do território.
Ainda se prevê queda de precipitação nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela (grosso modo Norte e significativa “fatia” do Centro do país), mais provável e frequente no Minho e Douro Litoral. Quanto à temperatura, espera-se uma subida quase generalizada, antecipando-se máxima de 16 ºC no Porto, 17 ºC em Lisboa, 18 ºC em Faro e 20 ºC em Coimbra, Santarém, Évora e Beja.
Fim de semana: temperatura disparará para os 25 ºC nalgumas regiões do país
Para sábado (11) espera-se um panorama meteorológico de cariz tropical, caracterizado por muita humidade e com o céu a apresentar-se muito nublado ou encoberto, sobretudo no Litoral Norte, estando nublado ou parcialmente nublado – com possibilidade de abertas no resto da nossa geografia. Além disso, prevê-se mais chuva para as regiões, em geral, a norte do Rio Mondego (Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Vila Real, Viseu), que será sob a forma de aguaceiros, irregulares e muito dispersos, a sul do mencionado rio.
O vento ameno e húmido de Oeste manter-se-á dominante, estimulando a subida da temperatura nalguns locais do território. Em grande parte do território a sul do Tejo, e nalguns pontos a norte (Beira Baixa) estará um calor invulgar para esta altura do ano, com a temperatura máxima a poder variar entre 20 ºC e 23 ºC em boa parte das localidades nas horas com mais luz solar, podendo atingir 24 ºC pontualmente.
Para domingo (12) espera-se uma situação maioritariamente condicionada pelo anticiclone em crista, ou seja um estado do tempo estável, sendo que a chuva, suave e pouco frequente, deverá ficar praticamente confinada ao Litoral Norte entre os distritos de Viana do Castelo e Porto. O vento soprará fraco de Oes-Sudoeste, um pouco por todo o território continental. Para o resto de Portugal prevê-se céu nublado ou parcialmente nublado, com possíveis abertas durante a tarde.
Uma massa de ar subtropical manter-se-á instalada sobre o nosso país, sendo a responsável por contribuir para as temperaturas com valores acima da média climatológica desta altura do ano. O calor será notado especialmente durante as horas centrais dos dias de sábado (11) e domingo (12), e em particular nas regiões do Alentejo (destacando-se o Baixo Alentejo) e do Algarve. Algumas das localidades destas regiões, tais como Mértola e Alcoutim – entre outras; poderão atingir no domingo temperatura máxima a rondar os 24 ºC/25 ºC!
Depressão Larisa não afetará Portugal continental e Madeira
Esta quinta-feira (09) o Serviço Meteorológico Francês (Météo-France) nomeou Larisa, a 12ª depressão com grande impacto da época 2022/2023. Não condicionará diretamente o estado do tempo em Portugal continental e Arquipélago da Madeira, no entanto, produzirá efeitos indiretos nas áreas marítimas de responsabilidade nacional. O Aviso Amarelo por risco moderado de agitação marítima está ativo em boa parte da faixa costeira ocidental.
Açores em aviso laranja por risco significativo de precipitação
Graças à sucessiva passagem de frentes associadas a uma depressão muito cavada situada em pleno Atlântico, o Arquipélago dos Açores está e continuará exposto ao tempo adverso, prevendo-se tendência para o seu agravamento nas primeiras horas de sexta, 10 de março. Para o Grupo Ocidental (Corvo e Flores) espera-se agitação marítima com ondas de sudoeste e oeste, bem como chuva por vezes forte, potencialmente acompanhada de trovoada.
No Grupo Central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira) é onde se prevê a maior acumulação pluviométrica num curto espaço de tempo, estando o aviso laranja por risco significativo de chuva já ativo para as primeiras horas de sexta-feira (10). Além disso, poderá ser acompanhada de trovoada. O vento soprará intenso de Sul/Sudoeste. Por último, para o Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) prevê-se chuva, por vezes forte, possivelmente acompanhada de trovoada.