Fim de semana de sol, muito frio e geadas em Portugal
Hoje amanheceu com gelo e geadas no interior Norte. Estes registos foram apenas o início de um período de dias com madrugadas gélidas. Nos distritos de Bragança ou Guarda, entre outros, as temperaturas noturnas poderão baixar até -3 ºC. Confira a previsão do tempo para Portugal!
Após um fim de ano com temperaturas anormalmente elevadas, embora não insólitas – em geral- porque existem precedentes nesse aspeto, a situação alterou-se consideravelmente. Os últimos dias de 2021 e os primeiros de 2022 foram caracterizados por uma estabilidade generalizada, acompanhada de temperaturas máximas que superaram os 20 ºC em muitas regiões, não só no Sul, como também no litoral Norte ou em pontos da Região Centro. A meta dos 25 ºC chegou a ser ultrapassada na Zambujeira do Mar (26,4 ºC), por exemplo.
Entretanto, o panorama meteorológico mudou e o início desta semana foi pautado pela incursão de duas pequenas frentes atlânticas que deixaram precipitação em todo o país, embora com maior acumulação no Minho e Douro Litoral. Desde ontem que, por força da incursão de uma massa de ar polar oriunda de Norte, as temperaturas baixaram significativamente e, nesta quinta-feira de Reis, uma grande parte da Região de Trás-os-Montes despertou com gelo e geadas graças ao frio intenso.
As temperaturas já estão em queda
Esta quinta-feira, graças à chegada de uma nova frente que provocou o aumento da nebulosidade no Noroeste Peninsular, houve e ainda poderá haver alguns resquícios de chuva no Alto Minho, mas muito dispersa e residual. A sul do Minho, o panorama apresentou-se nublado ou muito nublado, mas sem precipitação. De Coimbra até ao Algarve, o céu esteve e estará pouco nublado ou soalheiro.
Da neve nem sinal dela, apesar de alguma acumulação na terça e na quarta-feira. O cenário hoje já não é esse, porque embora esteja muito frio, a ausência de precipitação pura e simplesmente não permite a ocorrência de neve. Apesar disso, o frio intenso, associado à chegada do ar polar e à queda abrupta das temperaturas, originou formação de gelo e geadas na madrugada de Reis no Nordeste Português (Bragança - Trás-os-Montes). Os ventos dominantes sopram fraco de oeste e noroeste em todo o país.
Amanhã, com o anticiclone a ganhar terreno, espera-se uma situação meteorológica bastante estável, com sol e inclusive, um ligeiro aumento das temperaturas de norte a sul do país. Poderão gerar-se inversões térmicas em vales e em cidades rodeadas por montanhas, bem como a ocorrência de nevoeiros e formação de gelo e geadas em alguns locais do interior Norte e Centro, tais como vales do Nordeste Transmontano e Beira Alta. O vento vai girar para Nordeste numa grande parte do território continental.
Fim de semana gélido, especialmente no sábado
No sábado a situação anticiclónica originará céu pouco nublado ou limpo, embora com neblinas/nevoeiros matinais em várias áreas do interior Norte/Centro (poderão persistir nos vales do Nordeste Transmontano e na Beira Alta). Não se prevê chuva para nenhum ponto do país, mas o céu vai estar nublado em toda a Região Norte.
Prevê-se descida das temperaturas mínimas e máximas em praticamente todo o país neste dia, para além da formação de geadas e gelo que serão ainda mais abundantes e generalizadas, ao expandirem-se para mais distritos do país, tais como Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda e Castelo Branco. O vento soprará tendencialmente fraco de Norte/Noroeste no país, mas nalgumas zonas poderá temporariamente surgir de Nordeste.
No domingo irá manter-se a situação anticiclónica, mas, apesar disso, os vestígios de uma nova frente darão origem a alguns aguaceiros no Minho, Douro Litoral, Trás-os-Montes e Alto Douro e nalguns pontos da Beira Interior. Até ao Tejo estará céu muito nublado ou pouco nublado com abertas, e do Tejo até ao Algarve estará pouco nublado ou limpo.
Espera-se também uma subida das temperaturas. Não obstante ainda deverão surgir geadas muito pontuais em vales do Nordeste Transmontano, e em pontos dos distritos da Guarda e de Castelo Branco. O vento de Noroeste continuará a predominar, passando a soprar com mais força.
E nos Arquipélagos?
Na Madeira predominará um ambiente ameno e chuvoso, exceto no domingo, imperando o vento de Nordeste, moderado a forte. Nos Açores o estado do tempo estará variável, alternando nuvens sol e aguaceiros ao longo dos próximos dias, acompanhado de um regime de vento variável, inicialmente de Norte e depois quase exclusivamente a soprar do quadrante Sul.