Fim de semana de sol e tempo estável: durará muito?
Nos últimos dias tem imperado o tempo húmido, nublado e instável no nosso país, sobretudo nas regiões Norte e Centro. Agora, o padrão meteorológico altera-se, com o maior destaque para o regresso do sol e subida das temperaturas. Até quando? Saiba mais aqui!
Fevereiro tem sido um mês especialmente abundante na instabilidade atmosférica com que nos tem presenteado. Desde chuva forte e persistente aos ventos intensos e à queda ocasional de granizo ou ocorrência de trovoada, as sucessivas frentes e depressões atlânticas não tem perdoado Portugal continental, numa tendência que já se assinala desde o dia 19 de janeiro.
Entre um ou outro dia de tempo variável em que o sol vai espreitando, os dias têm sido marcados por um fluxo zonal de oeste, temperado e húmido, e pelas temperaturas relativamente amenas. Para o fim de semana em que se assinala o Dia de São Valentim, nada melhor para celebrar esta data romântica do que o regresso do sol e do tempo estável. Durará muito a estabilidade atmosférica?
Nem Besta de Leste, nem depressões atlânticas
Ao longo dos próximos dias, assistir-se-á a uma consolidação de um centro de altas pressões no norte da Europa. O posicionamento deste anticiclone estimulará a subida em latitude de ar quente vindo do Norte de África, que por sua vez despoletará o aumento das temperaturas máximas.
Assim, a presença reforçada do anticiclone nas latitudes mais altas impedirá, por um lado, a chegada de depressões atlânticas desde o oeste e pelo outro, expulsará o ar gélido continental gerado pela “Besta de Leste”, colocando Portugal e grande parte de Espanha completamente fora da equação do frio intenso que tem estado a afetar uma grande parte do continente europeu.
São Valentim afasta a chuva, traz sol e subida das temperaturas
A chuva registada na madrugada desta sexta-feira tão cedo não voltará a repetir-se, antecipando-se uns quantos dias dominados por um panorama estável, soalheiro, por vezes com alguma nebulosidade. No sábado prevê-se um panorama de alguma nebulosidade mais densa, sobretudo no Norte e Centro do país. Também no litoral de Lisboa e Setúbal se pode esperar algumas nuvens a baixa altitude. Quanto ao vento, espera-se um domínio das brisas de sul ou de leste, soprando com fraca intensidade. No interior do país, por vezes soprará vento do quadrante norte, alternando com vento sul mais dominante.
As temperaturas diurnas vão continuar a subir ao longo do fim de semana. Domingo será um dia particularmente quente para o mês de fevereiro, com o termómetro a assinalar máximas de 17 ºC no Porto, 15 ºC em Bragança, 21 ºC em Coimbra, 18 ºC em Portalegre, 17 ºC em Lisboa e 18 ºC em Faro. Em vários pontos do Alentejo, as temperaturas alcançarão os 20 ºC. Apesar do confinamento ainda estar em vigor, não deixe de aproveitar o tempo soalheiro que se faz anunciar para dar um passeio higiénico, ir até à varanda, terraço ou jardim. Além disso, este fim de semana será uma excelente ocasião para lavar ou secar a roupa.
O que virá depois?
Numa altura que em circunstâncias normais se celebraria o Carnaval 2021, segundo o nosso modelo de maior confiança, o ECMWF, estima que para a próxima segunda-feira (15) a tendência a curto prazo de tempo seco, estável e soalheiro se mantenha, esperando-se nova subida das temperaturas máximas que em muitos pontos do país atingirá ou superará os 20 ºC.
No entanto, logo na terça-feira (16), os mapas de previsão sugerem o regresso da chuva, ainda que de forma dispersa, fraca e isolada. Concentrar-se-á sobretudo na região Norte e possivelmente em alguns pontos do litoral Centro. Até lá, para as melhores informações sobre o tempo, vá consultando a nossa secção de mapas, radares, satélites, notícias e avisos.