Fim de semana de sol e calor em Portugal: temperatura "dispara" para 30 ºC!
O estado do tempo volta a mudar nos próximos dias. Após chuva e alguma frescura, o sol e o calor regressarão a Portugal, com termómetros a atingir 30 ºC. Até quando durará este panorama?

Esta quinta-feira (13) amanheceu com céu muito nublado e chuva fraca, residual e dispersa pelas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, concentrando-se particularmente no Litoral Norte (Minho e Porto). Entretanto o céu passou a um regime com nuvens e abertas, que se manifestou um pouco por toda a geografia de Portugal continental.
O vento manteve a sua intensidade fraca a moderada de Noroeste em todo o país e a temperatura desceu em relação ao dia de quarta (12), sentindo-se um ambiente bem fresco – devido à passagem de ar polar – com a máxima a não passar dos 23 ºC em Faro e a mínima a ter ficado abaixo de 0 ºC na Guarda (-1 ºC).
Sexta-feira, 14: um dia de transição meteorológica, entre a chuva e o calor pré-estival de 30 ºC!
Na sexta (14) antecipa-se a ocorrência de mais chuva, principalmente nas áreas a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. O efeito orográfico produzido por esta cadeia montanhosa reterá uma grande parte das nuvens e precipitação associadas à passagem de uma outra frente associada a uma nova depressão que circulará de oeste para leste, entre a Irlanda e a França.
Uma nova frente associada à depressão que circulará entre Ilhas Britânicas e França despejará #chuva a partir da madrugada de sexta em #Portugal continental.
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) April 13, 2023
Maior parte da precipitação prevê-se para #VianaDoCastelo, #Braga, #Porto, #Aveiro, #Viseu e #VilaReal. pic.twitter.com/ObSFTfpbQx
A acumulação pluviométrica será particularmente expressiva nos distritos a oeste da Barreira de Condensação, salientando-se portanto: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Aveiro. Ocorrerá, em grande medida, durante as primeiras 12 horas do dia, esperando-se mais suave e com pouca expressão no resto da jornada.
Nos restantes distritos e regiões a precipitação será muito fraca, irregular e residual, predominando o céu nublado ou pouco nublado. Prevê-se uma manutenção do fluxo de Noroeste, bem como uma subida ligeira da temperatura, de norte a sul de Portugal.
Fim de semana com regresso de um calor invulgar para abril
No sábado (15) prevê-se, de novo, outra subida da temperatura, persistindo um ambiente ameno e maioritariamente soalheiro, estando com alguma nebulosidade a norte da Serra da Estrela. Com o reforço da crista anticiclónica a oeste de Portugal continental, irá imperar um estado do tempo bastante estável, com uma temperatura bem acima da média climatológica de referência, sobretudo nas regiões a sul do rio Tejo.
O #tempo fresco e variável ️ em #Portugal chega ao fim em breve .
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) April 13, 2023
Sábado espera-se mais #calor ️, mas é a partir de domingo que se prevê o "disparo" da #temperatura ️.
Há regiões do Centro-Sul que atingirão máxima igual ou superior a 30 ºC .
️ https://t.co/6u1JMf6HeA pic.twitter.com/5Y3G4ye0H6
Para domingo (16) espera-se a continuidade deste panorama meteorológico: o não só o céu terá tendência a ficar limpo em praticamente todo o país (poderão ainda assim surgir algumas nuvens altas nalguns pontos do território), como também os mapas do nosso modelo de referência projetam muito mais calor em relação a sábado (15), com as regiões centrais e austrais de Portugal a assumir um destaque tremendo em pleno mês de abril.
A temperatura deverá mesmo “disparar” para o patamar dos 30 ºC, ou muito perto deste limite em várias cidades, capitais de distrito, tais como: Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja.