Fim de semana de contrastes: sábado chuvoso e repleto de avisos amarelos e trégua no Domingo de Ramos

O dia de hoje será marcado pela chuva, que deu lugar a aviso amarelo para todos os 18 distritos de Portugal continental. Contudo, o Domingo de Ramos poderá trazer tréguas.

Portugal continental encontra-se sob aviso amarelo, devido à precipitação que poderá ser acompanhada de granizo e trovoada. Este estará em vigor até às 18h de hoje e abrange todos os distritos.

No vídeo

Observamos a ocorrência de precipitação ao longo do dia de hoje, praticamente de Norte a Sul, e a trégua esperada para amanhã, Domingo de Ramos.

As temperaturas também diminuíram de forma significativa em vários locais do país, sendo que hoje, sábado, os valores máximos irão oscilar entre os 14ºC na Guarda e os 21ºC em Coimbra.

Esta instabilidade deve-se à tempestade Olivier que também teve efeitos no arquipélago da Madeira, onde a ilha principal também esteve sob aviso amarelo devido ao vento e à precipitação.

Amanhã, Domingo de Ramos, é esperado um dia seco e soalheiro

Ainda que a chuva possa cair ao longo de todo o dia de sábado, é esperado que esta se comece a dissipar a partir das últimas horas do dia. Ainda assim, esta dissipação não será muito duradoura.

Apesar de os nossos mapas mostrarem uma melhoria considerável no estado de tempo no continente português para amanhã, domingo, esta melhoria pode trazer, mesmo assim, alguma chuva fraca para alguns locais.

chuva; nebulosidade e neve prevista
Apesar de se poderem registar alguns períodos de chuva fraca em locais do Centro e Sul do país, no domingo, este será, em geral, um dia seco e soalheiro, com alguma nebulosidade.

As primeiras horas da manhã não deverão contar com precipitação, mas à medida que as horas avançam, podem começar a surgir episódios de chuva fraca em locais do Norte e Centro do país, devendo, com o passar do tempo, passarem para o Centro e Sul e, mais tarde, conforme mostra o mapa acima, esta ocorrência deverá dar-se apenas no Sul.

Para além disto, espera-se que a nebulosidade cubra o país quase na totalidade especialmente durante a manhã, sendo que no período da tarde são esperados períodos de abertas, com céu limpo em vários distritos do Norte e Centro.

Em relação às temperaturas máximas, estas deverão manter-se ou aumentar ligeiramente nas regiões Centro e Sul e sofrerão uma ligeira diminuição na região Norte. Desta forma, os valores poderão oscilar entre os 16ºC na Guarda e os 21ºC em Faro. Já as mínimas não deverão registar oscilações significativas, sendo que os valores deverão variar entre os 6ºC para Bragança e Guarda e os 13ºC em Lisboa.