Fim de semana de contrastes em Portugal: 'depois da tempestade vem a bonança'? Confira aqui a previsão

A chegada de uma frente fria no dia de hoje marca uma mudança no estado de tempo em Portugal continental, onde os dias, apesar de nublados, têm sido secos e bastante agradáveis do ponto de vista térmico.
Hoje chega a Portugal continental uma frente fria que fez com que o IPMA emitisse diversos avisos meteorológicos amarelos e laranja. 14 no total, 7 dos quais laranja, devido à agitação marítima.
Podemos observar a frente fria que afetará o país entre hoje e amanhã e depois, no domingo, a influência do anticiclone que irá contribuir para um domingo seco e soalheiro.
Para além da agitação marítima são esperadas rajadas de vento na ordem dos 80 km/h especialmente no noroeste e na faixa litoral Norte, podendo ultrapassar os 60 km/h nas regiões montanhosas das regiões Norte e Centro. Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Porto e Viana do Castelo estarão sob aviso amarelo devido ao vento entre as 9h e as 15h de hoje, dia 21.

Em relação à precipitação, poderão haver diversos episódios de chuva forte, principalmente nas regiões do Norte e Centro. Distritos como Aveiro, Braga, Bragan��a, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estarão sob aviso amarelo, devido à chuva.
Sábado segue o mote de sexta-feira, ainda que com menor intensidade
O início da madrugada de sábado será marcado por aguaceiros pós-frontais no noroeste do país, que, com o passar das horas, se poderão intensificar e alastrar-se para as restantes zonas da região Norte e Centro, podendo ainda chegar ao Sul, de forma mais residual.
Desta forma, e devido à diminuição das temperaturas mínimas, há possibilidade de queda de neve na Serra da Estrela, como podemos observar no mapa abaixo, onde os valores mínimos podem descer até -1ºC.

Neste dia, o mar continuará agitado, ainda que com altura máxima de onda mais baixa, e o vento também perderá força, sendo que as zonas mais ventosas serão o Sul e as terras altas do Centro, com rajadas na ordem dos 45 km/h.
Ainda assim, é expectável que ao longo da tarde a chuva se comece a dissipar dando lugar a um resto de dia seco e soalheiro, com máximas que irão variar entre os 9ºC para a Guarda e os 18ºC para Faro.
Domingo será a bonança depois da tempestade
Apesar de a nebulosidade começar a voltar ao país a partir da manhã de domingo, não há previsão de chuva para este dia, sendo esperado, um dia com abertas, especialmente na região Sul. Esta acalmia deve-se à aproximação de um anticiclone que deverá fixar-se junto à Península Ibérica, trazendo alguma estabilidade atmosférica.
Quanto às temperaturas máximas estas deverão manter-se entre os 12ºC para a Guarda e os 18ºC para Coimbra. Quanto às mínimas, estas irão variar entre 1ºC para a Guarda e Bragança e os 8ºC para Viana do Castelo, Lisboa e Faro.
No entanto, à medida que as horas passam, a nebulosidade deverá cobrir toda a geografia continental, adivinhando chuva para o início da semana.
No último domingo do mês de fevereiro, o mar também estará substancialmente mais calmo, face aos dias anteriores e o vento soprará fraco, por todo o país. Contudo, estas variáveis poderão sofrer novas alterações logo no arranque da última semana do mês. Mantenha-se atento às nossas previsões em tempo.pt.