Fim de semana chuvoso? Guarda-sóis no armário!
O que podemos esperar este fim de semana? A chuva continuará a manifestar-se no nosso território ou o sol vai aparecer finalmente? Espreite os modelos de previsão!
Contando com a recente tendência de chuva que tem precipitado abundantemente em Portugal Continental, sobretudo nas Regiões Norte e Centro, parece que até neste primeiro fim de semana de Junho, os guarda-sóis vão ter de ficar guardados...
Ainda não é desta que os portugueses podem dizer que vão à praia apanhar banhos de sol. Afinal, em pleno Junho, os ventos sopram como se de Janeiro se tratasse e os ares frescos e invernais, devido à baixa das temperaturas, prossegue.
Portugal Continental e suas Regiões
Consultando os mapas de previsão, percebe-se que a pluviosidade poderá aumentar, em quase todo o território nacional. No entanto, é na Região Norte e na Região Centro que a precipitação mais aumentará no dia em que se celebra Portugal - amanhã (10 de Junho).
Os habitantes que residem em territórios como o do Noroeste Minhoto e do Porto terão chuva abundante. Hoje a chuva não será tanta assim, sendo que para amanhã ela deverá mesmo aparecer!
Caminhando para sul, no Algarve e restantes territórios que compõem a Região Sul, a chuva poderá aparecer mas será sempre em menor quantidade. Aliás, nuvens com alguma espessura poderão passear-se em distritos como o de Setúbal, Beja, Évora ou Faro.
A capital de Portugal, Lisboa, terá índices de precipitação pouco habituais. Pela época do ano que se vive (final da primavera - quase início do verão), este tempo não está a ser muito comum para a maioria dos lisboetas.
Mar: Vai estar agitado?
O mar deverá estar pouco agitado e, por isso mesmo, não será problema para os amantes do mar e da praia, para os pescadores e até mesmo aqueles que praticam surf, vela e outras atividades recreativas marinhas.
E nos Arquipélagos?
Nos territórios insulares, como a ilha de São Miguel e demais ilhas que compõem este arquipélago, a névoa poderá ser espessa e cinzenta, e se chover serão apenas meros salpicos que vão cair dos céus.
Na Madeira, prevê-se precipitação no Funchal já hoje, cenário que embora pouco provável, poderá repetir-se nos próximos dias.
O sol vai aparecer a espaços quer em territórios de Portugal Continental quer nos Arquipélagos por isso, nessas abertas do tempo, aproveite para ir passear!